Prefeito anuncia obra em Lagoa Seca

Iwwa Agência
Publicado 21/05/2013 09:05:49

A comunidade de Lagoa Seca, situada na zona rural de Barra do Pojuca, comemorou o anúncio da implantação do sistema de distribuição de água na região, onde já existe um poço artesiano. A assinatura da ordem de serviço acontece na sexta-feira (24/05).

A notícia foi divulgada nesta terça-feira (21/05) pelo prefeito Ademar Delgado, durante a primeira edição do projeto Prefeitura no Campo, uma iniciativa da administração municipal, realizada pela Sedap (Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca) em parceria com as demais secretarias municipais.

A obra do sistema de distribuição de água na região será executada pela Leão Engenharia, através da Cerb (Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia), e beneficiará os moradores de Lagoa Seca e as comunidades rurais de Tiririca, Cancelas, Barata e Fazenda Cajazeiras.

Na oportunidade, o prefeito Ademar Delgado afirmou reconhecer as dificuldades encontradas pela população que reside nas áreas da zona rural para obter o acesso aos serviços públicos, porém, ele afirmou que ações como a Prefeitura no Campo aproximam a administração municipal das comunidades. “Sabemos que existem os problemas, mas também há o comprometimento da gestão em proporcionar qualidade de vida para as pessoas”.

O prefeito disse ainda que estão sendo discutidas melhorias nas vias de acesso à localidade, assim como a ampliação do sistema de iluminação pública, que recentemente foi incrementado com a instalação de 10 braços de energia.

PREFEITURA NO CAMPO

Vários moradores de Lagoa Seca, Jordão, Cancelas, Jóia do Rio, entre outras localidades, prestigiaram o evento que tem como proposta favorecer o acesso das comunidades mais distantes aos serviços prestados pela administração municipal, além de promover a valorização da zona rural do Município. O lançamento do projeto aconteceu na área da Igreja Assembleia de Deus,

O Prefeitura no Campo tem ainda a finalidade de levar os secretários municipais até as referidas localidades, no intuito de conhecer de perto as reais necessidades dos moradores, o que contribui para o planejamento e o desenvolvimento de ações que melhorem a realidade da zona rural.

Na ocasião os participantes tiveram acesso a diversos serviços públicos. A Sedap, idealizadora da ação efetuou a entrega de aproximadamente 30 mil alevinos, filhotes de peixes, através de uma parceria com a Bahia Pesca, além de mudas de espécies frutíferas, como coco anão, dendê, pitanga e ingá, sementes de milho e hortaliças diversas, por meio de uma parceria permanente com a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), que também promove cursos e assessoria técnica para os produtores rurais.

A Sesau (Secretaria da Saúde) realizou aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, vacinação para idosos, gestantes e crianças, distribuição de preservativos masculinos, entrega de medicamentos para hipertensão e diabetes, dentro do programa Hiperdia, orientações de prevenção contra o mosquito da dengue, além de vacinação antirrábica para cães e gatos.

A Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social), a Semu (Secretaria da Mulher) e a STT (Superintendência de Trânsito e Transporte) também prestaram atendimentos e esclarecimentos acerca dos trabalhos desenvolvidos pelas secretárias e pelo órgão.

De acordo com o titular da Sedap, Luiz Orlando, a integração das secretarias municipais atestam o interesse da gestão em proporcionar resultados positivos para a população.

Produtora rural desde jovem, a moradora de Lagoa Seca, Maria Jacinta dos Santos, 70 anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura. Dona Maria, como prefere ser chamada, revelou orgulhosa que, através do cultivo da terra e da criação de animais, tira o sustento e consumo da família. “Nós, que moramos distantes, precisamos muito de mais momentos como estes. Esperamos que outras novidades cheguem à nossa comunidade”, disse.

As atividades foram encerradas com a apresentação cultural do Samba de Palha, da localidade de Parafuso.

A intenção da administração municipal é de que o projeto aconteça uma vez por mês, contemplando uma localidade rural.

Participaram da ação os secretários municipais da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, e dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, além de representantes de sindicatos do segmento rural.

 

Slideshow | 13 fotos

Prefeito anuncia obra em Lagoa Seca

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de outubro de 2021

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (25) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.