A oferta de qualificação profissional é uma das prioridades do governo municipal, que visa criar condições para que a população aproveite o excelente momento econômico vivido por Camaçari com a chegada de novas empresas.
O prefeito Ademar Delgado aproveitou a manhã de sábado (15/06) para acompanhar o processo de inscrições do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Itinerante, na Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo, em Vila de Abrantes.
Na ocasião, o prefeito destacou que é importante trabalhar para que a população se qualifique, cada vez mais, “para aproveitar as vagas de empregos oferecidas pelas empresas e indústrias que estão se instalando em Camaçari”.
De acordo com o secretário da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, o Pronatec Itinerante tem o objetivo de descentralizar o atendimento às pessoas, de forma a oferecer mais comodidade para aquelas que vivem nas comunidades mais distantes da sede do Município.
Ao saber que as aulas serão ministradas na escola Eliza Dias, a dona de casa Daniela Oliveira, moradora da Fonte da Caixa, em Vila de Abrantes, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de criar o Pronatec Itinernte, “principalmente, porque nem sempre é possível se deslocar até a sede para estudar”, completou.
As capacitações do Prontec serão ministradas pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), de segunda a sexta-feira, no turno noturno. A aula inaugural está prevista para o dia 10 de julho.
No total, foram disponibilizadas 100 vagas para qualificação profissional, sendo 70 para vendedor e 30 para almoxarife. Os alunos terão direito a auxílio estudantil para transporte e alimentação, além de fardamento e material didático.
O Pronatec Itinerante é realizado pela Prefeitura, através da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão).
Estiveram presentes na inscrição do Pronatec Itinerante os secretários de Relações Institucionais, Anderson Santos, e da Saúde, Vital Sampaio, além da subsecretaria da Cidadania e Inclusão, Ara Brasil, do ouvidor do Município, Temístocles Mattos, do coordenador de Comunicação, Rogaciano Medeiros, e dos vereadores Gilvan Souza (PT) e Patrícia Oliveira (PT).