Prefeito acompanha andamento de obras

Iwwa Agência
Publicado 16/03/2013 01:03:29

O prefeito Ademar Delgado avaliou como positivo o andamento das obras de revitalização do rio Camaçari e de recuperação do Morro da Manteiga, durante visita às intervenções na manhã de hoje (16/03). A iniciativa do gestor tem o intuito de acompanhar de perto o cumprimento do cronograma dos trabalhos executados no Município e é realizada sempre aos sábados.

No Morro da Manteiga, o prefeito recepcionou os secretários, subsecretários, vereadores, representantes de organizações sociais, ambientais e empresariais, membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente e técnicos da administração municipal que também participaram da visita.

Na oportunidade, Ademar Delgado lembrou que a recuperação do Morro da Manteiga é pautada na preservação ambiental. “Reunimos pessoas que irão ajudar a realizar os trabalhos norteados pelo conceito dos três Ps: o planeta, as pessoas e o progresso”, ressaltou.

Atualmente, o Morro da Manteiga passa por serviços de drenagem, recuperação das encostas, eliminação das erosões e voçorocas, implantação das valetas horizontais para facilitar a descida e canalização das águas pluviais, além do processo de adubação e lançamento de sementes para replantio e reflorestamento.

Ainda no Morro da Manteiga foram observadas as intervenções do entorno, onde está sendo construída uma via que dará condição de trabalho para a manutenção e o replantio do local. A intenção é de que a pista seja utilizada também como mais uma opção de acesso à cidade, através da BA-535 (Via Parafuso).

A iniciativa possibilita entrar na cidade pelos bairros Nova Horizonte e Nova Vitória, além de dar mais mobilidade urbana e evitar ocupações irregulares. O processo de recuperação foi iniciado em dezembro e está 30% concluído.

Revitalização

Em seguida, o prefeito Ademar foi até a 3ª Travessa Maria Meire, onde está sendo construída uma ponte mais segura e moderna, que liga o bairro Nova Vitória ao Natal. Iniciada há 45 dias, a obra fica entre os trechos 2 e 3 do projeto de revitalização do rio Camaçari e está 40% concluída.

O equipamento será construído com concreto protendido, material de maior durabilidade e resistência, e terá 17 metros de comprimento por 10,86 metros de largura e 13 metros de vão livre. No prazo de um mês e meio será entregue à população.

A visita foi finalizada no trecho 17 das obras de revitalização do rio Camaçari, que contempla o rio Pedreira, na altura do bairro Nova Vitória.  Iniciadas a cerca de 30 dias, as intervenções compreendem a colocação dos gabiões.

Por se tratar de uma área de risco, as 166 famílias que moravam à margem direita do rio foram reassentadas no Conjunto Habitacional Nova Esperança, através do programa HBB (Habitar Brasil BID), enquanto 100 famílias que viviam à margem esquerda foram reassentadas pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida e hoje residem no Residencial Lucaia, na Via Parafuso. 

Presença

Participaram da iniciativa os secretários municipais do Governo (Segov), Sérgio Paiva, da Habitação (Sehab), João Bosco Quirelli, da Infraestrutura (Seinfra), Everaldo Siqueira, do Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ana Lúcia Costa, da Educação (Seduc), Luiz Valter de Lima, da Saúde (Sesau), Vital Samapaio, do Desenvolvimento Social (Sedes), Hélio dos Santos, do Esporte e Lazer (Sedel), Marco Antônio e dos Serviços Públicos (Sesp), Zé de Elísio, além do vereador Gilvan Souza (PT).

Também compareceram os coordenadores de Comunicação e de Conservação e Manutenção de Áreas Verdes, Rogaciano Medeiros e Marinalva Cruz, respectivamente, a subsecretária da Sedur, Creonice Campos, a assistente da Sedur, Marina Alonso, o assessor especial do Executivo, Carlos Silveira, o arquiteto da Prefeitura, Dionísio Caribé, o assessor Eduardo Brandão, o presidente da Colônia de Pescadores Z-14, Ajax Tavares, o pesidente da CDL (Câmara de Dirigentes Logistas), Pedro Failla, o ambientalista e diretor do Instituto Arborize, Durval Borges, além do presidente da Ademi-BA(Associação de Dirigentes do Mercado Imobiliário), Nilson Sarti, o diretor executivo do IFF (Instituto Fábrica de Florestas), Álvaro Oyama.

Slideshow | 9 fotos

Prefeito acompanha andamento de obras

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (18) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (18) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.