Prefeito acompanha ação de rastreamento

Iwwa Agência
Publicado 21/03/2016 12:03:47

O prefeito Ademar Delgado acompanhou, na manhã desta segunda-feira (21/03), o primeiro dia da ação Rastreamento de Câncer de Mama, que integra o programa Saúde Sem Fronteiras. Na oportunidade, o gestor de Camaçari anunciou outra boa notícia para a população. “Cobramos ao Estado sobre a situação da Maternidade de Camaçari e nos foi garantido que no início do mês de abril será concluído o processo licitatório para o começo da obra”.

Com a estrutura montada no estacionamento do Centro Administrativo, o Rastreamento de Câncer de Mama conta com três mamógrafos, para a realização de exames e diagnóstico precoce da doença em cerca de 210 mulheres por dia. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h, de segunda a sábado, e segue até o dia 9 de abril, na sede. Entre os dias 11 e 13 de abril a ação será realizada na orla, na praça da Matriz, no distrito de Vila de Abrantes. Ao todo, a previsão é que cerca de 5 mil mulheres sejam atendidas.

A secretária de Governo, Jailce Andrade, também foi ver de perto a ação e destacou a importância da prevenção. “O diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental para a cura da doença”, afirmou a titular da Segov, ao lembrar que a ação faz parte do projeto Gestão Mulher, que empossou no último dia 1º, simbolicamente, 26 mulheres como gestoras de secretarias municipais e órgãos da administração.

Dentro deste projeto, a subsecretária da Saúde, Lêda Duarte assumiu a secretaria e está responsável pela integração da ação no governo. Ela falou sobre o Rastreamento do Câncer de Mama, que alcança um grande número de mulheres e que apesar da programação prévia nas unidades de saúde, a demanda espontânea também será atendida através no próximo dia 26 de março, conforme agendamento.

Para realizar o atendimento, destinado às mulheres com idades entre 50 e 69 anos e que não tenham feito cirurgia de mama, é necessário apresentar original e cópia do RG, comprovante de residência e cartão do SUS.

A dona de casa Naide Josefa Santos Silva, de 64 anos, fez questão de agradecer ao governo em público. “Essa ação é para nós mulheres recebermos de braços abertos e agradecer aos governantes que fizeram isso por nós”, afirmou.

O resultado dos exames sai em tem torno de 40 dias. Os casos que forem negativos as mulheres receberão o resultado pelos agentes de saúde nas residências e os positivos receberão acompanhamento. A segunda fase da ação contará com consulta ao mastologista, ultrassom e pulsão com biópsia. Na terceira e última etapa, as mulheres serão encaminhadas para tratamento.

Segundo a Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), a meta este ano é realizar 210 mil mamografias e ampliar para 318 mil mulheres alcançadas.

O projeto Saúde Sem Fronteiras é realizado através da parceria entre a Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria da Saúde), a Sesab e o Ministério da Saúde.

Estiveram presentes na ação a vice-prefeita Maria do Carmo Siqueira e os secretários da Saúde, Whasington Couto, e da Mulher, Suzana Graziela de Lima.

Slideshow | 9 fotos

Prefeito acompanha ação de rastreamento

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.