A Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Camaçari lançou, segunda-feira (09/05), o programa de Recadastramento de Atividades – Recad. O evento, realizado no auditório da Casa do Trabalho, contou com a presença do prefeito Luiz Caetano. Avaliado de forma positiva por profissionais da área contábil e empresários, o programa traça um perfil das empresas do Município e informa se elas estão ativas.
O prefeito Luiz Caetano salientou a importância de ter uma equipe preparada e preocupada com o desenvolvimento do Município. Acrescentou também que o Recad reflete o foco da administração municipal em desenvolver projetos que “facilitem e contribuam para o crescimento das pessoas e do Município”.
Durante o lançamento do programa, o secretário da Sefaz, Paulo Cézar Gomes, fez um breve retrospecto das ações da secretaria e lembrou que o sucesso do projeto depende muito dos empresários do Município, que tem papel fundamental no processo de atualização dos dados de cada empresa.
Para a presidente do Conselho Regional de Contabilidade na Bahia – CRC-BA, Maria Constança Galvão, o Recad representa um importante passo para o Município.
Com uma empresa contábil instalada no Município há mais de 35 anos, o contador Odilon Montenegro ressaltou que o sistema vem para aumentar a integração entre poder público, contribuintes e contadores. Segundo ele, este é o primeiro passo para que Camaçari também “se torne modelo em prestação de serviços”.
RECAD
Começou nesta segunda-feira (09/05) e segue até o dia 22 de junho, o prazo para que as empresas de Camaçari sejam recadastradas através do Recad – Recadastramento de Atividades.
Para recadastrar a empresa, o empresário ou contador deve acessar o site da Prefeitura, www.camacari.ba.gov.br, clicar no banner do Recad e obter a senha e o usuário de acesso ao sistema. Em seguida, será possível atualizar os dados da firma. O usuário e senha serão enviados por e-mail.
De acordo com o setor de Cadastro da Sefaz, ao final de cada recadastramento será emitido, automaticamente, um protocolo com o dia e hora em que devem ser apresentadas na Sefaz, as documentações da empresa para que seja feita a conferência dos dados informados via sistema.
Ainda segundo a Sefaz, a expectativa é de que até julho o perfil das empresas instaladas no Município esteja finalizado. “Atualmente, Camaçari conta com 14 mil empresas registradas, dessas, estima-se que cerca de sete mil estão ativas”, informa o coordenador da área de Cadastro, Marcos Sobral.