Praias continuam impróprias

Iwwa Agência
Publicado 14/02/2014 06:02:20

O fenômeno de proliferação de algas tóxicas, que assola diversos pontos do litoral brasileiro, ainda permanece nas praias de Jauá, do trecho que vai da Sororoca ao Grilo. O INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) informou, nesta sexta-feira (15/02), que testes realizados com novas amostras revelaram que o trecho continua impróprio para banho.

A Coordenadoria de Meio Ambiente da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano) explicou que o laudo emitido hoje reitera a informação de que algas com indicação de toxicidade tornam a água do local insalubre, podendo causar reações alérgicas na parte externa da pele e nas vias mucosas.

De acordo com a coordenadora de Meio Ambiente da Sedur, Marinalva Cruz, a situação está sendo monitorada pelo Estado através do INEMA e pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria. Novos laudos serão emitidos até que a situação seja regularizada. O próximo será divulgado na terça-feira (18/02).

Bióloga, Marinalva Cruz reforça que a proliferação de algas nos ambientes aquáticos é um fenômeno natural, que ocorre em função de alterações climáticas. “O aumento da temperatura com chuva posteriormente pode provocar desequilíbrio ecológico, tais como a multiplicação de algas”.

Este fenômeno não acontece somente nas praias de Camaçari, já foi registrado na cidade de Itaparica e em outros estados. “É muito comum. Temos que ter paciência e esperar a resposta da natureza”, adverte a coordenadora.

 

 

Foto: Marcos Paulo

Coordenadoria de Meio Ambiente, Marinalva Cruz -

Mais Notícias

Vila de Abrantes recebe a Trilha Gestão Empreendedora

Vila de Abrantes recebe a Trilha Gestão Empreendedora

Obras para implantação do Centro de Referência à Saúde da Mulher já começaram

Obras para implantação do Centro de Referência à Saúde da Mulher já...

Diversas ações movimentaram o terceiro trimestre da Sedur

Diversas ações movimentaram o terceiro trimestre da Sedur

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.