Praças estimulam prática de atividades físicas

Iwwa Agência
Publicado 13/01/2010 04:01:50

Seja por indicação médica, hobby ou vaidade. Não importa a motivação. Com a chegada do verão, a rotina das praças em Camaçari muda a cada início de manhã e final de tarde, com centenas de pessoas praticando atividades físicas. Após as reformas, ampliação e urbanização das praças, homens, mulheres e crianças passaram a freqüentar mais os espaços.

Em quatro anos, a Prefeitura investiu mais de R$ 13 milhões na construção e reforma de mais de 40 praças na sede e orla. Oferecer locais públicos mais bonitos, iluminados e totalmente urbanizados valorizam a auto-estima e a população. A praça é um espaço público importantíssimo para o convívio social, entretenimento e recreação.

A praça dos 46, por exemplo, possui estrutura para caminhadas, aparelhos de ginástica, alongamentos, parque infantil e quadras de esporte. A dona de casa Maria Rita Pereira, de 50 anos, elegeu o espaço como um dos mais bonitos e completos da cidade. “Malho todas as manhãs aqui e adoro”.

Para o aposentado Expedito Costa, de 50 anos, a prática de atividade física por recomendação médica não poderia ser apenas obrigação e, mas também, prazer. “Quando comecei não gostei tanto, mas depois da reforma da praça andar ficou mais leve. O ambiente está muito bonito, amplia a sensação de liberdade”.

Outro fator que os moradores destacam nas novas praças é o espaço destinado às crianças. Na da Noite, na Gleba A, é muito comum ver mães caminharem de forma tranqüila, porque os filhos estão brincando no parque. “Além de lazer para criança, tem também para a terceira idade”, A dona-de-casa Cleuza Souza, 60 anos, moradora do bairro há 26, adorou.

Segundo o secretário de esportes, Raimundo Blumetti, a preocupação da gestão é proporcionar à população ambientes públicos completos, que sirvam tanto para a convivência quanto para a integração e prática esportiva regular.

Na praça Alto da Cruz, a mudança após a reforma superou as expectativas. Atualmente, moradores usufruem de 4 mil metros quadrados totalmente reformados, com três banheiros, irrigação automatizada, pavimentação em porcelanato antiderrapante, piso táctil, rampas para deficientes, quadra poliesportiva, parque infantil, bancos, área coberta, paisagismo e um moderno sistema de iluminação cênica. Outro diferencial da praça é um belíssimo monumento com espelho d’água que passou a ser motivo de inspiração para casais apaixonados.

Slideshow | 2 fotos

Praças estimulam prática de atividades físicas

Mais Notícias

Servidores da Sesau devem abrir conta no Itaú a partir desta segunda (6)

Servidores da Sesau devem abrir conta no Itaú a partir desta segund...

Dia D contra Covid ocorre sábado (4) e intervalo entre a 1ª e 2ª dose da AstraZeneca reduz para 2 meses

Dia D contra Covid ocorre sábado (4) e intervalo entre a 1ª e 2ª do...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.