Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado no dia 1º de dezembro, a Sesau (Secretaria da Saúde), por meio do Cres (Centro de Referência de Especialidades em Saúde), promove sexta-feira (30/11) diversas ações de combate e de detecção da doença. A atividade acontece na praça Desembargador Montenegro, das 8h às 12h.
A iniciativa inclui distribuição de panfletos e preservativos, ações educativas e de esclarecimentos e a realização de 250 testes rápidos para detecção do vírus HIV. Para tanto, será montado stands na praça e destacada uma equipe de 50 profissionais, entre médico infectologista, psicólogo, enfermeiro, nutricionista, técnico de enfermagem, assistente social e agentes comunitários de saúde.
Para evitar constrangimentos, as pessoas que se interessarem em fazer o teste rápido serão encaminhadas a uma sala restrita, no Centro Comercial, para realizar o procedimento. O coordenador do Cres e do Programa Municipal DST/AIDS, Djalma Bacellar, observou que o teste rápido, realizado a partir de uma gota de sangue, é feito com ética e sigilo.
Ainda segundo o coordenador, a ação é estratégica e visa sensibilizar a população a cerca da importância do diagnóstico precoce do vírus HIV e identificar portadores que ainda não tenham conhecimento. Objetivo é evitar a transmissão indiscriminada da doença. Caso seja detectada a enfermidade, o portador é encaminhado ao Cres para receber assistência especializada e multidisciplinar.
A mobilização é nacional e faz parte da campanha Fique Sabendo, do Ministério da Saúde. Em Camaçari, a ação é realizada em parceria com o GGC (Grupo Gay de Camaçari).

Atividades acontecem na Desembargador Montenegro -