PPAC certifica mais 35 alunos no Curso Básico de Libras

ASCOM
Publicado 22/11/2022 04:11:34

Foi com muita emoção e celebração que os 35 alunos da 2ª turma do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), receberam, nesta terça-feira (22/11), o certificado de conclusão. A atividade, com carga horária de 60 horas, tem como principal objetivo, tornar a gestão municipal cada vez mais inclusiva e acessível para todos os públicos. Ao todo, 65 servidores já foram certificados.

O gestor da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), pasta responsável pelo Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), Dilson Magalhães Júnior, falou para o público presente sobre a satisfação de participar do encontro, dada a importância do trabalho. “Somos o município pioneiro da Região Metropolitana de Salvador, que desenvolve o curso de Libras para os servidores municipais. Este é um trabalho que emociona, sensibiliza, mas sobretudo, que tem que ficar”, pontuou o secretário.

Sobre a importância da ação, que atende à Lei n.º 13.431/2017 (Lei da Escuta Especializada ou Lei da Escuta Protegida), com relação à melhoria contínua da qualidade da gestão municipal, a vice-gestora da Segov, Ilay Ellery, que representava o secretário José Gama, afirmou, “estamos ampliando a nossa capacidade de comunicar, para que seja possível escutar a fala de todos e, assim, promovermos a verdadeira cidadania. Deste modo, a cidade cresce, o governo cresce, as pessoas crescem”.

As aulas do curso, que foram ministradas para servidores que atuam nas diversas secretarias do governo, ficou sob a responsabilidade da servidora da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), intérprete e tradutora em Libras, Kleide Moraes, que comentou sobre o que precisa fazer para aprender a língua da comunidade surda. “Qualquer pessoa pode aprender Libras, apesar de não ser uma língua fácil. Independente das limitações, se a pessoa quiser, ela aprende, só precisa de amor, vontade e liberdade de alma. Havendo essas coisas, tudo se torna possível”.

Selma Sousa, agente da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), foi uma das diplomadas no evento. Ela comentou, que sentiu a necessidade de aprender a se comunicar com os surdos, porque acredita ser importante ouvir o que a outra pessoa tem a falar. “Como também sou pedagoga, sempre entendi que precisava conhecer a língua de sinais, e participar do curso foi algo mágico para mim. Este é um mundo silencioso, mas muito encantador”.

Marcando presença no evento, a Associação de Surdos de Camaçari enviou três representantes, entre eles, Grasiela Morais, que trabalha no setor de assistência social da entidade. Através de sinais, ela falou da importância do curso de Libras para ouvintes, e destacou, “este é o início de uma longa caminhada, que é de vocês, mas é muito importante para nós. Sintam-se agradecidos a Deus pela oportunidade, que Ele dá a vocês para nos ajudar”.

O Curso Básico de Libras é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) do PPAC, em parceria com a Gerência de Serviços à Pessoa com Deficiência (Gedef) da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), e o Núcleo de Formadores da Escuta Especializada. Também participaram do evento, o coronel Alfredo Castro, da STT; o coordenador Ivanaldo Soares, da Defesa Civil; representantes das secretarias da Mulher (Semu), Saúde (Sesau), Educação (Seduc), e do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat).

Mais Notícias

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Crianç...

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Rio Camaçari

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Ri...

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra Covid em Camaçari

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us