O posto da antiga Urbis, localizado na avenida Jorge Amado, está atendendo uma média de 100 mutuários por dia. Nestes quatro primeiros dias de funcionamento, foram 451 atendimentos.
O objetivo da instalação da unidade é legalizar as escrituras dos imóveis irregulares, beneficiando inicialmente os moradores da Piaçaveira, Ficam e Gleba E. Ao todo, serão atendidos 2.748 imóveis.
O montador Alberto Sena é proprietário de uma casa há 20 anos na Piaçaveira e procurou o posto para regularizar a situação. Ele comprou a casa do primeiro dono e não possui escritura. A iniciativa é muito boa. A regularização é uma garantia para meus filhos e netos.
Outro exemplo é a dona de casa Maria da Conceição Jesus Reis, que possui uma casa há 15 anos no Ficam. Segundo ela, o imóvel foi comprado através de um contrato de compra e venda das mãos de terceiros, mas precisa da escritura para poder vender. Graças à instalação do posto em Camaçari, não precisamos ir até Salvador para solucionar o problema, resolvemos tudo aqui mesmo.
Na opinião de Edson Resende, assistente da Urbis no Município, a expectativa é a melhor possível e o pessoal está correspondendo. De acordo com ele, foram enviados para Salvador 51 processos e dentro de 15 dias as escrituras estarão prontas para ser entregues. Cada caso é um caso, a ser analisado com muito cuidado. Estamos aqui para resolver os processos da melhor forma possível.
O posto vai funcionar durante 45 dias em Camaçari, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem interrupção para almoço. Os próximos moradores beneficiados são as Glebas A, B e C. Na seqüência, Parque das Mangabas, Nova Vitória, Verdes Horizontes, Fonte das Águas, em Arembepe, e Phocs 1, 2 e 3. As datas serão informadas posteriormente.