Posto da EBDA começa a funcionar em janeiro

Iwwa Agência
Publicado 08/12/2009 05:12:27

Os serviços de pesquisa agropecuária, assistência técnica e extensão rural serão fortalecidos em Camaçari. Em janeiro de 2010, o Município passa a contar com um Posto Avançado da EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola. Ainda não foi definido local de funcionamento.

O convênio de cooperação técnica prevê o atendimento a pequenos e médios produtores e suas famílias, além da garantia da auto-sustentação dos beneficiados. Atualmente, cerca de 8 mil agricultores vivem em todo Município.

A proposta é contribuir com o desenvolvimento rural sustentável, com base no fortalecimento da agricultura familiar e viabilizar as condições para melhoria da qualidade de vida dos pequenos produtores.

Para isso, a EBDA irá coordenar todo sistema de extensão rural, cursos de capacitação, estudo de mercado, pesquisa agropecuária e concessão de crédito. Com a instalação da unidade, a Prefeitura pretende aumentar a produção e a produtividade, com base na assistência técnica.

Conforme o convênio, o Município, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Camaçari (Sedec) fica responsável por ceder o imóvel para instalação do posto avançado, pagamento de impostos e taxas referentes ao funcionamento do órgão, fornecimento de móveis, materiais e equipamentos de informática necessários.

A unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A gestão do órgão estadual é independente, mas no Município está atrelada à Coordenação de Agricultura e Pesca, explica o zootecnista José Humberto Aguiar, assessor da Secretaria de Governo (Segov). Antigo servidor da EBDA, Aguiar garante que o convênio vai reforçar o programa de apoio ao pequeno e médio produtor.

A iniciativa também contempla os beneficiados do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) desenvolvido na cidade, que hoje chega a 2.500 pessoas. A EBDA está vinculada a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri).

Foto: Agnaldo Silva

Secretário da Sedec discute parceria com assessor da Segov -

Mais Notícias

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de dezembro de 2021

Sesau realiza Dia D da vacinação contra Covid neste sábado (4)

Sesau realiza Dia D da vacinação contra Covid neste sábado (4)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.