Posto da EBDA começa a funcionar em janeiro

Iwwa Agência
Publicado 08/12/2009 05:12:27

Os serviços de pesquisa agropecuária, assistência técnica e extensão rural serão fortalecidos em Camaçari. Em janeiro de 2010, o Município passa a contar com um Posto Avançado da EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola. Ainda não foi definido local de funcionamento.

O convênio de cooperação técnica prevê o atendimento a pequenos e médios produtores e suas famílias, além da garantia da auto-sustentação dos beneficiados. Atualmente, cerca de 8 mil agricultores vivem em todo Município.

A proposta é contribuir com o desenvolvimento rural sustentável, com base no fortalecimento da agricultura familiar e viabilizar as condições para melhoria da qualidade de vida dos pequenos produtores.

Para isso, a EBDA irá coordenar todo sistema de extensão rural, cursos de capacitação, estudo de mercado, pesquisa agropecuária e concessão de crédito. Com a instalação da unidade, a Prefeitura pretende aumentar a produção e a produtividade, com base na assistência técnica.

Conforme o convênio, o Município, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Camaçari (Sedec) fica responsável por ceder o imóvel para instalação do posto avançado, pagamento de impostos e taxas referentes ao funcionamento do órgão, fornecimento de móveis, materiais e equipamentos de informática necessários.

A unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A gestão do órgão estadual é independente, mas no Município está atrelada à Coordenação de Agricultura e Pesca, explica o zootecnista José Humberto Aguiar, assessor da Secretaria de Governo (Segov). Antigo servidor da EBDA, Aguiar garante que o convênio vai reforçar o programa de apoio ao pequeno e médio produtor.

A iniciativa também contempla os beneficiados do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) desenvolvido na cidade, que hoje chega a 2.500 pessoas. A EBDA está vinculada a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri).

Foto: Agnaldo Silva

Secretário da Sedec discute parceria com assessor da Segov -

Mais Notícias

Definido os classificados da próxima fase do A Voz de Camaçari Kids

Definido os classificados da próxima fase do A Voz de Camaçari Kids

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (15)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (15)

2ª edição do Sesau no Seu Bairro movimentou Coqueiros de Arembepe neste sábado (13/8)

2ª edição do Sesau no Seu Bairro movimentou Coqueiros de Arembepe n...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us