Uma nova seleção para a segunda oficina Bacantes: Uma Orgia do Poder, da Companhia de Teatro de Braga (CTB), sediada em Portugal, está prevista para acontecer em Camaçari até março de 2010.
Durante o funcionamento do projeto de formação de atrizes e atores da entidade, artistas da Companhia também apresentam o espetáculo grego Bacantes e ministram oficina de teatro para os alunos da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. Tâmara Thaís Amaral Silva e Alex Miranda, ex-alunos do Complexo contratados pela entidade, marcam presença na peça.
A proposta foi apresentada nesta terça-feira (29/09) pelos cônsules de Portugal e da Grécia, João Sabido Costa e Miriam de Almeida Souza, respectivamente, em reunião com o prefeito Luiz Caetano. A proposta é ampliar ainda mais as parcerias com Portugal.
Além da parceria econômica entre Portugal e Camaçari, onde funcionam alguns empreendimentos, é importante estreitar relações no âmbito cultural, educacional e esportivo, diz João Sabido Costa, que pela segunda vez visita Camaçari.
A Cidade do Saber tem uma estrutura fantástica, que equivale ao potencial industrial da cidade. Podemos utilizar esse espaço para outras atividades e com isso, ampliar as parcerias, acrescenta, informado que esteve no local na data da inauguração, em março de 2007.
Interessado na implantação do projeto português em Camaçari, o prefeito Luiz Caetano lembrou dos investimentos em cultura e esporte, após a construção do Complexo.
Atualmente, funcionam em Camaçari dois grandes empreendimentos portugueses, o complexo hoteleiro Vila Galé e a Companhia Industrial Têxtil Cordebrás.
Segundo o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hélio Cortes, está em andamento, a obra de terraplanagem para construção do complexo turístico e imobiliário Quintas de Arembepe e da distribuidora de sucos San Miguel.
PARCERIA
Camaçari têm hoje dois jovens no elenco da Companhia de Teatro de Braga (CTB), em Portugal. Tâmara Thaís Amaral Silva, 20, e Alex Miranda, 26, foram os únicos representantes do Estado contratados pela entidade.
A seleção aconteceu ano passado, durante a oficina de teatro do clássico grego Bacantes: uma orgia do poder, ministrada pelo diretor português Rui Madeira. A atividade, que integra a Oficina para Escolha de Atores, Intercâmbio Brasil – Portugal, destacou artistas para um estágio de formação de seis meses junto à Companhia.
A iniciativa é resultado de intercâmbio entre as secretarias estadual e municipal da Cultura e a Cia de Teatro de Braga. O CTB está sediada no Theatro Circo, um dos grandes teatros de Portugal e referência no meio artístico.