Com o intuito de ouvir as demandas da população da orla e fomentar o debate sobre as áreas de interesse dos estudantes, a Prefeitura de Camaçari realizou quarta-feira (07/03), a segunda audiência pública para definir os cursos que serão oferecidos pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) em Camaçari. O encontro aconteceu no auditório do Centro Educacional Marquês de Abrantes, em Vila de Abrantes.
Mais de 200 pessoas participaram da audiência, entre estudantes de ensino médio de Arembepe, Monte Gordo e Vila de Abrantes, universitários da rede pública e privada, diretores de instituições de ensino, líderes políticos, religiosos e comunitários.
O secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, representou o prefeito Luiz Caetano no encontro e declarou que as audiências públicas significam uma grande oportunidade para discutir quais cursos devem ser implantados no Município. “Fico muito orgulhoso de participar deste processo”, destaca.
Segundo o secretário da Educação, Luiz Valter Lima, a implantação do campus da UFBA faz parte de uma estratégia de desenvolvimento sustentável do país e “toda contribuição é de grande importância”, frisou.
Os cursos de medicina, engenharia, turismo e pesca foram os mais defendidos pelos estudantes. Na avaliação de Patrícia Oliveira, coordenadora de Ensino Superior e Profissionalizante da Seduc (Secretaria da Educação) e integrante da comissão municipal de implantação da universidade, a escolha dos estudantes tem por base o crescimento do Polo Industrial e a grande extensão de praias do Município.
Orgulhoso, o universitário Robenilson Santana, presidente da Uajeva (União da Juventude Estudantil de Vila de Abrantes), observou que a vinda do campus da UFBA representa uma grande conquista para Camaçari e confessou que pretende prestar outro vestibular para ingressar na universidade.
Os cursos a serem implantados no campus de Camaçari voltam a entrar em pauta na sexta-feira (09/03), quando será realizada a terceira e última audiência pública para debater o assunto com a população. O evento será realizado às 9h, no auditório 4 da Cidade do Saber.
Encerradas as consultas públicas, a comissão municipal de implantação da UFBA vai elaborar um relatório com todas as contribuições e sugestões apresentadas. O material produzido será encaminhado para a análise da reitoria da UFBA. Já se sabe, no entanto, que o campus da UFBA será construído na CTU (Cidade Técnico-Universitária) e irá oferecer seis cursos de graduação, inicialmente.
A segunda audiência pública foi acompanhada pelos membros da comissão de implantação da UFBA em Camaçari, o pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBA, Marcelo Embiruçu, o professor e pesquisador da UFBA, Ednildo Andrade, além da coordenadora de Ensino da Orla, Kadja Grimaldi, a diretora da Uneb/Camaçari (Universidade do Estado da Bahia), Ana Maria Maciel e o vereador José Marcelino (PT).