População prestigia audiência pública

Iwwa Agência
Publicado 28/04/2014 01:04:54

Moradores do entorno das obras de esgotamento sanitário do PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento) compareceram à audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (28/04), na Câmara Municipal. A obra, fiscalizada pela Prefeitura, por meio da Seinfra (Secretaria da Infraestrutura), é executada pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) e deve ser concluída este ano.

Durante a audiência, foi apresentada a planta da obra que deve beneficiar 24 mil pessoas, com a realização de 6.700 ligações domiciliares, que irão conduzir os resíduos domésticos. Serão construídos 50 quilômetros de rede para direcionar o material para o sistema de tratamento da Cetrel (Central de Tratamento de Efluentes Líquidos) e desembocar no emissário marinho, em Arembepe.

A camareira Célia da Conceição, de 35 anos, saiu do trabalho em um resort na Praia do Forte, Mata de São João, e foi diretamente para o plenário da Câmara. “Acho muito importante participar dessa iniciativa e estou gostando muito do andamento da obra. A gente tem que se informar, participar e lutar pelo que precisamos”, comentou a moradora do bairro Parque Verde II.

No referido bairro foram iniciadas as primeiras intervenções, em dezembro de 2014. Nos próximos meses, devem ser expandidas as ações nos bairros Cristo Redentor, Parque das Mangabas, Jardim Limoeiro e Lama Preta. Neste último, vive a dona de casa Givanilda de Matos, de 34 anos. “Eu vim porque essa é hora da gente saber tudo que vai acontecer na nossa comunidade, não é?”, questionou.

Durante a audiência, o serviço social contratado pela Embasa informou que realizará intervenções, oficinas e ações de educação ambiental nas escolas e nas ruas que estão nas áreas atingidas pela obra. Os interessados em participar das ações sociais ou ter mais informações devem se dirigir ao escritório da estatal, montado na rua Monteiro Lobato, Centro. Ou ligar para o telefone 3040-5031.

Levar informação à comunidade e intervir socialmente são ações previstas pela Lei de Saneamento Ambiental 11.445/2007. Esta é segunda audiência pública realizada pela Embasa, neste mês de abril, a primeira foi no dia 14 e tratou das obras de abastecimento de água, também com recursos do PAC II, que vai beneficiar 71 mil pessoas.

Além do cidadão comum, muitos líderes de bairros estiveram no evento. Dos 17 vereadores, participaram da audiência o presidente da Câmara Teobaldo Ribeiro (PT), os também vereadores Gilvan Souza (PT) e Antonio Falcão (DEM). 

 

Slideshow | 4 fotos

População prestigia audiência pública

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para 12 anos acima

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para ...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.