População negra comemora políticas de valorização

Iwwa Agência
Publicado 19/11/2009 01:11:15

Com 79% da população negra e 28 entidades organizadas para discutir a questão racial, Camaçari tem muito a comemorar no dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira (20/11), inclusive algumas políticas públicas municipais.

A Prefeitura dispõe de políticas de valorização da comunidade negra, a exemplo da implantação da disciplina sobre a história da cultura africana e afro-brasileira na rede pública. A matéria resgata e conscientiza os jovens sobre as contribuições dos negros.

Já na saúde, o Município conta com a Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal), localizada no Cuidar, que oferece orientações, consultas e encaminhamentos para vacinas, medicamentos e exames a 280 pessoas cadastradas. A doença, hereditária, originou-se na África e foi trazida às Américas pela imigração forçada dos escravos.

Camaçari conta ainda com a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, Dia Municipal da Mulher Negra, comemorado em 25 de Julho, comunidade remanescente de quilombola e 418 entidades de religião de matrizes africanas.

Para reafirmar a importância do negro e evitar o desenvolvimento do autopreconceito, o mês de novembro em Camaçari vai contar com palestras e eventos educativos, voltados especialmente para o público jovem. As atividades abordam temas como De onde viemos e como estamos, Doença que nos acometem, e Juventude e violência.

De acordo com a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Ivonete Mota, há muito a ser feito, mas Camaçari já deu importantes passos em direção à criação de políticas públicas de apoio e valorização da comunidade negra.

Foto: Agnaldo Silva

O tratamento da doença falciforme é realizado no Cuidar -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (8)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (8)

Prefeito Elinaldo deseja boa sorte à Seleção de Camaçari em disputa pelo Intermunicipal

Prefeito Elinaldo deseja boa sorte à Seleção de Camaçari em disputa...

Eleita nova composição do Conselho de Cultura

Eleita nova composição do Conselho de Cultura

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us