O desfile cívico em comemoração ao aniversário de Camaçari mudou a rotina dos mais de 2 mil alunos da rede municipal, que levaram encanto para a avenida 28 de Setembro, na manhã desta segunda-feira (28/09).
Cerca de 80 mil pessoas, segundo cálculo da Polícia Militar, entre estudantes, autoridades políticas, lideranças, comerciantes e população assistiram atentamente cada apresentação das 17 escolas municipais.
O desfile de quase quatro horas, mostrou um show de criatividade de estudantes e professores. De forma muito singular, as escolas apresentaram um belo espetáculo visual, com temas como literatura, ciência, tecnologia, cultura africana, natureza e paz.
Cada ala contava um pouco da história e lembrava a cultura e as tradições do Município, valorizando os diversos segmentos. Entre os destaques, o colégio Maria Laurita de Souza que trouxe uma biblioteca móvel, e um grupo de estudantes vestidos de anos 1960.
Outro show de criatividade foi dado pelos alunos do Denise Tavares que trouxeram para a avenida um estudante caracterizado de astronauta, naves espaciais e até a reprodução de uma biga, veículo de combate usado pelos gladiadores na Roma antiga.
Para a aluna da escola municipal Joana Angélica, Camila Souza Santos, 13 anos, contar um pouco da história de Monteiro Lobato é um privilégio. É gratificante vê as pessoas ali, aplaudindo e a gente mostrando tudo o que aprendemos em sala de aula.
De acordo com o aluno da escola Helena Celestino de Magalhães, Valter Rogério, 16 anos, o dia de hoje (28/09) é muito especial. Comemorar o aniversário da cidade onde nasci com a oportunidade de desfilar para minha escola é um presente que ganhei. Camaçari merece.
DESFILE CÍVICO
A festa dos 251 anos foi aberta pelo prefeito Luiz Caetano, ás 9h com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Camaçari. Em seguida, a Banda do Exército Brasileiro, Tiro de Guerra, pelotão de agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) e da Coordenação de Defesa Civil (Codec) iniciaram o desfile..
Logo em seguida, os idosos do projeto Conviver e do Centro Social Urbano (CSU) e aposentados do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal), entraram na 28 de Setembro.
A Banda da Polícia Militar da Bahia inicia o desfile estudantil, que traz A Escola como Ambiente de Aprendizado como tema.
A Bamuca (Banda Municipal de Camaçari) e as fanfarras Fanesva (Vila de Abrantes), Fanesc (Camaçari), Fanesp (Parafuso), Nascer do Sol, de Lauro de Freitas, e a Filarmônica 28 de Setembro também se apresentaram.
Diversas secretarias da administração municipal participam do desfile, a exemplo das de Desenvolvimento Social (Sedes), Esportes e Lazer (Sedel), Saúde (Sesau), Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A festa foi organizada pela Secretaria de Educação (Seduc) e Coordenação de Eventos, ligada a Secretaria do Governo (Segov).
ANTIGA VILA
A festa de aniversário do antigo povoado começou semana passada, com o tradicional desfile em Vila de Abrantes. Primeira sede administrativa que nasceu aldeia do Espítiro Santo, em 1558, pelos padres jesuítas, nas margens do Rio Joanes, depois passou a condição de vila Nova do Espírito Santo de Abrantes, Vila de Abrantes e município em 1938. Camaçari é hoje um dos municípios mais importantes da Bahia, sede do maior complexo industrial integrado da América Latina e dono de um dos mais ricos e diversificados ecossistemas do país.