População ganha mais seis unidades de saúde

Iwwa Agência
Publicado 17/09/2008 02:09:11

Até o final deste ano a população recebe quatro Unidades de Saúde da Família (USF) e duas Básicas (UBS). Com a obra, Camaçari soma 16 USF´s e 10 UBS´s construídas e/ou reformadas. Outros cinco Pronto-Atendimentos (PA) já sofreram intervenções.

Está em andamento a construção de Unidades de Saúde da Família (USF) nos bairros Ponto Certo, Nova Vitória, Fontes das Águas (Vila de Abrantes) e Gravatá. Este último, juntamente com o bairro Nova Aliança, ganham ainda a reforma e ampliação da Unidade Básica (UBS) existente. O custo das obras é de R$ 3,54 milhões.

Com as obras, ambas as estruturas terão salas de fisioterapia, observação, curativo, imunização, esterilização e de procedimentos, posto de coleta para realização de exames laboratoriais, farmácia, refeitório, copa, auditório, recepção e administração. Também está prevista a instalação de banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais.

Entre os serviços oferecidos, realização de exame preventivo, entrega de medicamentos, programas de planejamento familiar, pré-natal, além do controle da hipertensão arterial e diabetes.

Nas USF´s a equipe é formada por médico, dentista, pediatra, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, farmácia e de odontologia, recepcionista, digitador, segurança e agentes de saúde. Em todas as Unidades de Saúde da Família o serviço é coordenado por duas equipes, exceto no bairro Nova Vitória, onde funcionam três equipes. A média de atendimento é de 31.500 mil pessoas.

A meta do Programa de Saúde da Família (PSF) é de até o final deste ano levar atendimento médico e de prevenção à saúde para 80% da população.

PRÓXIMO ANO
Estão em fase inicial as obras de construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF) em Buris de Abrantes e Parque das Mangabas. O custo é de R$ 1,120 milhão. As obras ficam prontas em 2009.

Foto:

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.