População ganha mais seis unidades de saúde

ASCOM BOT
Publicado 17/09/2008 02:09:11

Até o final deste ano a população recebe quatro Unidades de Saúde da Família (USF) e duas Básicas (UBS). Com a obra, Camaçari soma 16 USF´s e 10 UBS´s construídas e/ou reformadas. Outros cinco Pronto-Atendimentos (PA) já sofreram intervenções.

Está em andamento a construção de Unidades de Saúde da Família (USF) nos bairros Ponto Certo, Nova Vitória, Fontes das Águas (Vila de Abrantes) e Gravatá. Este último, juntamente com o bairro Nova Aliança, ganham ainda a reforma e ampliação da Unidade Básica (UBS) existente. O custo das obras é de R$ 3,54 milhões.

Com as obras, ambas as estruturas terão salas de fisioterapia, observação, curativo, imunização, esterilização e de procedimentos, posto de coleta para realização de exames laboratoriais, farmácia, refeitório, copa, auditório, recepção e administração. Também está prevista a instalação de banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais.

Entre os serviços oferecidos, realização de exame preventivo, entrega de medicamentos, programas de planejamento familiar, pré-natal, além do controle da hipertensão arterial e diabetes.

Nas USF´s a equipe é formada por médico, dentista, pediatra, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, farmácia e de odontologia, recepcionista, digitador, segurança e agentes de saúde. Em todas as Unidades de Saúde da Família o serviço é coordenado por duas equipes, exceto no bairro Nova Vitória, onde funcionam três equipes. A média de atendimento é de 31.500 mil pessoas.

A meta do Programa de Saúde da Família (PSF) é de até o final deste ano levar atendimento médico e de prevenção à saúde para 80% da população.

PRÓXIMO ANO
Estão em fase inicial as obras de construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF) em Buris de Abrantes e Parque das Mangabas. O custo é de R$ 1,120 milhão. As obras ficam prontas em 2009.

Foto:

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 avança no grupo prioritário da 1ª fase

Vacinação contra Covid-19 avança no grupo prioritário da 1ª fase

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de Janeiro de 2021

Carnê do IPTU já está disponível nos canais on-line

Carnê do IPTU já está disponível nos canais on-line

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.