População elogia obras de revitalização

Iwwa Agência
Publicado 12/09/2012 02:09:45

O projeto de Revitalização Integrada da Bacia do Rio Camaçari é uma realidade vivida e reconhecida pela população do Município, que acompanha com entusiasmo o andamento das obras.

A revitalização do rio Camaçari é a obra mais importante da história do Município e mais avançada do PAC 2, em todo o Brasil.

Entregue no último dia 7 de setembro pelo prefeito Luiz Caetano, a ponte da rua do Telégrafo foi o primeiro equipamento a ficar pronto. 

Parte integrante do trecho seis, a ponte proporciona uma nova estética urbanística ao local e permite a vazão das águas da chuva, de forma a evitar inundações. O novo equipamento oferece melhores condições de tráfego e comodidade aos pedestres, ciclistas e condutores de veículos. A estrutura possui 17,40 metros de extensão, 13,20 metros de largura e dois passeios amplos, divididos entre o lado esquerdo e direito, com 2,50 metros de largura cada um.

Após a inauguração da ponte é comum presenciar moradores contemplando a obra de Revitalização do Rio Camaçari, que avança por entre os trechos seis e sete, área que abrange a região nas proximidades da Cidade do Saber até a avenida Manoel Mercês, antiga Radial B, passando pela avenida Tupinambás, mais conhecida como Radial C.

“A ponte tem uma estrutura maravilhosa que, indiscutivelmente, facilita a circulação de veículos e de pedestres. A administração municipal está de parabéns”, elogiou o segurança Faustino Gomes, morador do há 12 anos do Parque Real Serra Verde.

Para a moradora do bairro Gleba B, Vanessa de Pinho, o projeto do rio Camaçari renova as expectativas da população. “Esta obra proporciona mais segurança, saúde e lazer aos moradores, principalmente para as famílias que moravam em áreas de risco, além de melhorar a infraestrutura e atrair mais visitantes, aumentando o potencial turístico da cidade”, avaliou.

A aposentada Maria das Graças Xavier está impressionada com a nova estrutura. “A entrega da ponte dá credibilidade e nos faz acreditar ainda mais nos trabalhos do governo municipal”, opinou.

Também satisfeita, a moradora do bairro Phoc III, Luciana Carvalho, 36 anos, transita constantemente na região e garante que os “trabalhos da Prefeitura colaboram para a revitalização e valorização dos bairros”.

OBRAS

Atualmente 400 profissionais trabalham em ritmo acelerado nos trechos seis e sete. Além da entrega da ponte do Telégrafo, eles realizam a implantação dos gabiões nas margens do rio e a pavimentação e construção dos muros de flexão edificados em concreto armado, nas proximidades da ponte da avenida Manoel Mercês.

Paralelamente, está em fase de construção a praça localizada em frente à Cidade do Saber. A intenção é de que até o final deste mês sejam finalizadas as obras da quadra poliesportiva, do campo de futebol com dimensões oficiais e do estacionamento.

O segundo equipamento do projeto de Revitalização do Rio Camaçari a ser entregue à população será a ponte da avenida Tupinambás. A previsão é de que a estrutura esteja pronta até o dia 21 deste mês.

De acordo com o secretário da Habitação (Sehab) do Município, João Bosco Quirelli, as obras do Rio Camaçari são divididas em intervenções de macrodrenagem, urbanização e complementares, esta última a exemplo dos trabalhos que acontecem no Morro da Manteiga, como a recuperação de erosões e de encostas e a revegetação, através da implantação de biomantas. Posteriormente, o morro passará ainda pelos serviços de drenagem.

Segundo o titular da Habitação, os trabalhos são realizados no sentido de estabilizar o morro, evitando que materiais sólidos sejam arrastados com as águas pluviais e depositados no leito do rio, que já passou pelo processo de dragagem.

De acordo com João Bosco Quirelli, no início de outubro as obras avançam ainda mais com a implantação de mais uma frente de trabalho, que atuará no trecho 11 do projeto, localizado no Recanto das Árvores, nas imediações do bairro Parque Verde.

 

Slideshow | 4 fotos

População elogia obras de revitalização

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.