População elogia obras de revitalização

Iwwa Agência
Publicado 12/09/2012 02:09:45

O projeto de Revitalização Integrada da Bacia do Rio Camaçari é uma realidade vivida e reconhecida pela população do Município, que acompanha com entusiasmo o andamento das obras.

A revitalização do rio Camaçari é a obra mais importante da história do Município e mais avançada do PAC 2, em todo o Brasil.

Entregue no último dia 7 de setembro pelo prefeito Luiz Caetano, a ponte da rua do Telégrafo foi o primeiro equipamento a ficar pronto. 

Parte integrante do trecho seis, a ponte proporciona uma nova estética urbanística ao local e permite a vazão das águas da chuva, de forma a evitar inundações. O novo equipamento oferece melhores condições de tráfego e comodidade aos pedestres, ciclistas e condutores de veículos. A estrutura possui 17,40 metros de extensão, 13,20 metros de largura e dois passeios amplos, divididos entre o lado esquerdo e direito, com 2,50 metros de largura cada um.

Após a inauguração da ponte é comum presenciar moradores contemplando a obra de Revitalização do Rio Camaçari, que avança por entre os trechos seis e sete, área que abrange a região nas proximidades da Cidade do Saber até a avenida Manoel Mercês, antiga Radial B, passando pela avenida Tupinambás, mais conhecida como Radial C.

“A ponte tem uma estrutura maravilhosa que, indiscutivelmente, facilita a circulação de veículos e de pedestres. A administração municipal está de parabéns”, elogiou o segurança Faustino Gomes, morador do há 12 anos do Parque Real Serra Verde.

Para a moradora do bairro Gleba B, Vanessa de Pinho, o projeto do rio Camaçari renova as expectativas da população. “Esta obra proporciona mais segurança, saúde e lazer aos moradores, principalmente para as famílias que moravam em áreas de risco, além de melhorar a infraestrutura e atrair mais visitantes, aumentando o potencial turístico da cidade”, avaliou.

A aposentada Maria das Graças Xavier está impressionada com a nova estrutura. “A entrega da ponte dá credibilidade e nos faz acreditar ainda mais nos trabalhos do governo municipal”, opinou.

Também satisfeita, a moradora do bairro Phoc III, Luciana Carvalho, 36 anos, transita constantemente na região e garante que os “trabalhos da Prefeitura colaboram para a revitalização e valorização dos bairros”.

OBRAS

Atualmente 400 profissionais trabalham em ritmo acelerado nos trechos seis e sete. Além da entrega da ponte do Telégrafo, eles realizam a implantação dos gabiões nas margens do rio e a pavimentação e construção dos muros de flexão edificados em concreto armado, nas proximidades da ponte da avenida Manoel Mercês.

Paralelamente, está em fase de construção a praça localizada em frente à Cidade do Saber. A intenção é de que até o final deste mês sejam finalizadas as obras da quadra poliesportiva, do campo de futebol com dimensões oficiais e do estacionamento.

O segundo equipamento do projeto de Revitalização do Rio Camaçari a ser entregue à população será a ponte da avenida Tupinambás. A previsão é de que a estrutura esteja pronta até o dia 21 deste mês.

De acordo com o secretário da Habitação (Sehab) do Município, João Bosco Quirelli, as obras do Rio Camaçari são divididas em intervenções de macrodrenagem, urbanização e complementares, esta última a exemplo dos trabalhos que acontecem no Morro da Manteiga, como a recuperação de erosões e de encostas e a revegetação, através da implantação de biomantas. Posteriormente, o morro passará ainda pelos serviços de drenagem.

Segundo o titular da Habitação, os trabalhos são realizados no sentido de estabilizar o morro, evitando que materiais sólidos sejam arrastados com as águas pluviais e depositados no leito do rio, que já passou pelo processo de dragagem.

De acordo com João Bosco Quirelli, no início de outubro as obras avançam ainda mais com a implantação de mais uma frente de trabalho, que atuará no trecho 11 do projeto, localizado no Recanto das Árvores, nas imediações do bairro Parque Verde.

 

Slideshow | 4 fotos

População elogia obras de revitalização

Mais Notícias

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica em Camaçari

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica ...

Sai lista de habilitados na avaliação artística do Cidade Cultural

Sai lista de habilitados na avaliação artística do Cidade Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.