Falta pouco para a chegada do verão e, com isso, é imprescindível intensificar as ações de controle dos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus, transmissores da dengue, zika vírus e chikungunya. Isso porque os fatores climáticos do período são favoráveis para a reprodução dos mosquitos que depositam os ovos em água parada, independente do volume.
Para evitar a proliferação dos mosquitos e, consequentemente, o aumento de casos das doenças, é fundamental a participação de todos no trabalho de eliminação dos focos dos insetos nas residências, ambientes de trabalho e áreas públicas.
O trabalho de prevenção é feito ao longo do ano pela Prefeitura, mas intensificado no verão. E a Sesau (Secretaria de Saúde) reforça que a parceria da população é fundamental.
Para alertar e convocar a população a participar das ações de controle dos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus, a Sesau realiza, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), uma caminhada de mobilização no dia 16 de dezembro, com saída da praça Abrantes, às 8h.
Além do cuidado diário e redobrado nas residências, a população pode colaborar ao notificar o CCZ a existência de criadouros em terrenos baldios ou áreas livres. Nestes casos, os agentes realizam visita no local e aplicam larvicidas. Para entrar em contato com o órgão basta ligar para os números 3634-5753 ou 5743.
CUIDADOS
Dentre os cuidados necessários para eliminar possíveis criadouros dos mosquitos estão:
–Não acumular materiais descartáveis desnecessários e sem uso. Se forem destinados à reciclagem, guardá-los sempre em locais cobertos e abrigados da chuva.
–Tratar adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvaziá-la completamente, não deixando poças d’água. Se tiver lagos, cascatas ou espelhos d’água mantê-los limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas.
–Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise deles, guardá-los sem água e em locais cobertos.
-Verificar os ralos da casa para checar se estão entupidos. Limpá-los pelo menos uma vez por semana e, se não estiver em uso, deixá-los fechados.
– Guardar as garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo.
– Lavar com escova e sabão as vasilhas de água e de comida dos animais pelo menos uma vez por semana.
– Retirar a água da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana e lavá-la com sabão.
– Não deixar acumular água na parte de baixo das torneiras de bebedouros e filtros de água.

Prefeitura realiza ações de controle da dengue ao longo do ano -