População de Fonte da Caixa ganhará nova Unidade de Saúde da Família

Iwwa Agência
Publicado 09/12/2010 04:12:22

Oferecer mais conforto e agilidade nos serviços de saúde prestados à população. Com este objetivo, a Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) irá inaugurar, no dia 15 deste mês,  a nova Unidade de Saúde da Família (USF) de Fonte da Caixa, no distrito de Vila de Abrantes. Nesta sexta (10/12), às 15h, está prevista uma cerimônia simbólica com a comunidade.

A USF conta com equipamentos de última geração, ambiente climatizado e capacidade para atender oito mil pessoas. O quadro de profissionais terá duas equipes, cada uma composta por dois médicos, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem e agentes comunitários.

A Atenção Básica tem sido uma das prioridades da administração municipal. De 2004 até 2009 foram criadas cinco unidades e formadas 10 equipes. Em 2010 a ampliação foi fortalecida com a construção de seis novas unidades e a formação de mais 10 equipes.

De acordo com a assessora do Departamento da Atenção Básica, Tamy Fonseca, as USFs seguem os padrões de excelência exigidos pelo Ministério da Saúde, com estrutura própria, auditório, sala de acolhimento, sistema de informatização e climatização.

Além disso, foi realizado um processo de territorialização para definir estratégias de melhorias para a saúde da família. O Município foi dividido em várias áreas para que os trabalhos dos agentes comunitários fossem facilitados.

Atualmente o Município conta com 281 profissionais, o que corresponde a uma cobertura de 53%. A meta é atingir 100% de cobertura em 2011, com o recrutamento de novos agentes.

Ainda segundo Tamy Fonseca, Camaçari será beneficiada pelo PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) também na área da saúde. “Serão construídas mais oito unidades de saúde”, informa a assessora.

Para dinamizar o atendimento nas USFs e evitar a superlotação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) está previsto também, para o próximo ano, a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com o objetivo de promover assistência especializada aos usuários em diferentes seguimentos, a exemplo de atendimento com nutricionista.

Diversas ações foram realizadas no Município no sentido de melhorar a qualidade de vida da população, dentre elas o Movimenta Camaçari, que estimula a prática de atividades físicas, sob acompanhamento de profissionais ligados às unidades de saúde, em praças e equipamentos públicos.

Com o intuito de aproximar a população, sobretudo na tomada de decisões e fiscalização das unidades de saúde, foram instituídos 20 Conselhos Locais de Saúde.

No próximo ano mais 11 conselhos serão criados, o que representa 75% da cobertura municipal. Todos os conselheiros passaram por treinamento específico para aperfeiçoamento das atividades.

Foto: Nelinho Oliveira

USF possui duas equipes médicas e moderna estrutura -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid será suspensa em Camaçari nesta terça (28)

Vacinação contra Covid será suspensa em Camaçari nesta terça (28)

ISSM e Secad promovem Seminário sobre Previdência para servidores de RHs

ISSM e Secad promovem Seminário sobre Previdência para servidores d...

Abertas inscrições para cursos de qualificação profissional em Barra do Jacuípe

Abertas inscrições para cursos de qualificação profissional em Barr...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.