População de Camaçari recebe o maior centro odontológico da Bahia

Iwwa Agência
Publicado 03/05/2011 02:05:49

Construído em uma área de 600 metros quadrados, com sete consultórios odontológicos e um radiológico, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Camaçari, a ser inaugurado sábado (07/05), às 9h, é considerado o maior do Estado.  

A unidade, que também é a maior em número de profissionais do Município, conta com uma equipe formada por 30 servidores, entre cirurgiões dentistas, auxiliares de saúde bucal e técnicos de prótese e de higiene bucal.

O CEO será aberto com uma mini feira de saúde e, na seqüência, acontece a cerimônia de inauguração com a presença do prefeito Luiz Caetano, secretários municipais e vereadores.

A feira de saúde contará com palestras destinadas aos idosos sobre câncer de boca, estande de higiene oral com escovação supervisionada, além de aferição de pressão e glicemia. Durante o evento, ainda serão distribuídas escovas dentais.

Para as crianças, estão programadas brincadeiras com pula-pula, piscina com bolas, além de cachorro-quente, pipoca e algodão doce.

ESTRUTURA

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Camaçari é do tipo 3 e tem capacidade para atender 1.400 pessoas por mês.  Localizado no bairro do Ponto Certo, o CEO funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A unidade vai dispor de sete consultórios odontológicos e um de radiologia, laboratório de prótese, auditório, salas de administração e do SAME (Serviço de Arquivo Médico e Estatística), farmácia e almoxarifado. Toda a estrutura conta com acessibilidade para portadores de necessidades especiais, como banheiro, rampas e consultório específico.

 SERVIÇOS

O Centro de Especialidades Odontológicas oferece serviços especializados como tratamento de endodontia (canal), periodontia (relativo à gengiva e parte óssea), prótese, cirurgia e diagnóstico de câncer bucal, radiologia, consultório para portadores de necessidades especiais e escovódromo com pias infantis.

Os pacientes atendidos no CEO serão encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF), que também contam com profissionais de saúde bucal, responsáveis pelo trabalho de prevenção, restauração, exodontia (extração dentária) e periondontia básica.

 EQUIPAMENTOS

O CEO é composto por equipamentos de última geração e conta com uma moderna estrutura. Entre os destaques estão o acionamento das pias, feito através de pedais, a fim de evitar contaminações, bem como as luzes utilizadas nas cadeiras odontológicas, que emitem uma luz fria e evita o aquecimento da face dos pacientes.

Os consultórios são dotados de computadores, o que facilita o registro dos procedimentos realizados nos pacientes. Outro destaque do CEO é a implantação de uma farmácia na unidade, que foi priorizada no projeto mesmo sem fazer parte das recomendações do Ministério da Saúde.

De acordo com o coordenador do CEO, Tiago Novais, o projeto de ambiência foi pensado de forma a garantir o conforto dos pacientes e a segurança dos profissionais.

Slideshow | 2 fotos

População de Camaçari recebe o maior centro odontológico da Bahia

Mais Notícias

Dose de reforço para vacinados com a Janssen deve ser tomada após 2 meses da dose única

Dose de reforço para vacinados com a Janssen deve ser tomada após 2...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.