População de Areias prestigia a Central Itinerante do Empreendedor 

ASCOM
Publicado 31/05/2022 04:05:48

A Central Itinerante do Empreendedor, projeto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), atendeu na manhã desta terça-feira (31/5) moradores de Areias. Empreendedores da região estiveram presentes à palestra “Características do Empreendedor de Sucesso”, ministrada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que aconteceu na Escola Municipal Thomaz Camilo.

Além do Sebrae, a iniciativa conta com o trabalho conjunto das secretarias municipais da Educação (Seduc) e da Fazenda (Sefaz), e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A ação percorrerá toda a costa de Camaçari, com objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico por meio da descentralização do acesso dos munícipes a serviços afins às atividades comerciais e de serviços.

Por meio do projeto são oferecidos serviços de regularização fiscal, vias de acesso facilitado a crédito financeiro, consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e de Score, além de cursos de capacitação e treinamento voltados para o micro e pequeno empresário local. Segundo o secretário da Sedec, Waldy Freitas, o projeto se alinha às coordenadas diretas do chefe do Executivo municipal. “A ideia do prefeito Elinaldo Araújo é levar os serviços para o cidadão, e não esperar o cidadão procurar o serviço”, explicou.

Daniel Santana, gestor da agência Sebrae Camaçari, conferiu de perto o dia da Central Itinerante em Areias. “O Sebrae está sempre com a Central, e desde a sua fundação, tivemos o prazer de ajudar na estruturação do que ela é hoje. Ela está se espalhando, se expandindo por Camaçari, e a ideia é chegar nesses espaços levando conhecimento e serviços”, disse ao destacar os benefícios que o profissional autônomo tem na sua formalização como Microempreendedor Individual (MEI), “ele passa a se enxergar enquanto empresário. E quando a gente se enxerga num lugar, a gente tem mais capacidade de crescer, de gerar mais renda, se desenvolver, de melhorar, além da garantia de seguridade social ao final de um ciclo de trabalho”, destacou.

Everaldo Vieira, coordenador da Central do Empreendedor, foi o responsável pela produção executiva de sua versão itinerante. “Quando a gente pensou em trazer isso para a costa, a gente foi buscar associação de bairro, rádios comunitárias, carro de som, tudo isso pra fazer a divulgação do trabalho, pra ter essa adesão. Estamos hoje com uma boa procura, o que é bastante significativo, com 75% desse pessoal já sendo empreendedor e que precisa desse suporte pra aprender a como comprar, como vender, como fazer estoque, etc”, observou.

A cabeleireira e maquiadora, especialista em penteados, Simone dos Santos, diz-se grata pelo projeto. “Tô muito feliz por essa oportunidade pra gente aprender mais, pra se desenvolver e aprender mesmo a empreender de verdade!”, declarou. Adriana de Jesus, que trabalha com personalização de produtos para aniversários, destacou o aspecto didático da iniciativa. “De certa forma traz um esclarecimento pra muita gente que tem dúvida, que não entende sobre isso, e o que significa”, enumerou.

A Sedec já planejou a circulação da Central Itinerante do Empreendedor para outras comunidades, e a próxima a recebê-la será a dos residenciais Caminho do Mar 1, 2, 3 e 4, em julho, em data a definir. Estão na lista para receber o projeto, até dezembro deste ano, as localidades de Barra do Pojuca, Parque das Mangabas, Machadinho e Parafuso.

Para ser atendido pela Central Itinerante do Empreendedor, se MEI regularizado, será necessário apresentar o CNPJ da empresa. Caso o cidadão queira se formalizar, deve levar o RG, CPF, título de eleitor e comprovante de endereço. Após esse primeiro contato, qualquer encaminhamento deve ser buscado por meio de uma das unidades fixas da Central do Empreendedor na costa: em Vila de Abrantes na Prefeitura Avançada da Costa; em Arembepe, no Centro Comercial, na entrada da localidade; e em Guarajuba, no shopping de mesmo nome do local. Para informações sobre o projeto, a Sedec atende através do número (71) 3622-7373.

Mais Notícias

Centro de Atenção à Saúde da Mulher será inaugurado nesta terça (27)

Centro de Atenção à Saúde da Mulher será inaugurado nesta terça (27)

Sesau presta contas na Câmara referente ao 2º quadrimestre de 2022

Sesau presta contas na Câmara referente ao 2º quadrimestre de 2022

Prefeito entrega Creche Linaldo da Silva à população

Prefeito entrega Creche Linaldo da Silva à população

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us