População carente recebe medicamento especial

Iwwa Agência
Publicado 02/10/2009 12:10:14

A qualidade da saúde da população de Camaçari é uma preocupação constante da Prefeitura que, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), desenvolve o programa de Medicamentos Especiais (PDME).

Criado há três anos, a iniciativa oferece aos moradores medicamentos que não estão disponíveis na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume). Mais de 800 pacientes já foram beneficiados.

A Sesau distribui, gratuitamente, remédios para glaucoma, pressão arterial, problemas respiratórios e vitiligo. O procedimento é feito no Núcleo Central, na rua Tupinambá, no Centro, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Gleba B, Camaçari de Dentro, Arembepe, Vila de Abrantes e Policlínica.

Para a inclusão do paciente no programa, é necessário formulário de solicitação de medicamentos especiais, relatório médico, receita, comprovante de residência atual no Município, xérox de identidade, CPF, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e uma entrevista com a assistente social.

O programa foi concebido para oferecer às pessoas carentes, de modo organizado e com critérios, medicamentos não inclusos no elenco da padronização, ou que não tenham substitutos terapêuticos, cujos tratamentos são onerosos, com patologias raras e sem oferta de cuidados, através de programas governamentais de assistência farmacêutica.

De acordo com o farmacêutico da Sesau, André Rios, o programa tem beneficiado a população com remédios caros e que são disponibilizados gratuitamente. “A maioria dos pacientes não teria condições de comprar os medicamentos, e graças ao programa às pessoas carentes estão sendo assistidas”.

Foto: Agnaldo Silva

Um dos postos de distribuição funciona na UBS Camaçari de Dentro -

Mais Notícias

Camaçari é 3ª cidade da Bahia em ranking do Tesouro Nacional

Camaçari é 3ª cidade da Bahia em ranking do Tesouro Nacional

Servidores da Secult participam de capacitação entre 5 e 8 de julho

Servidores da Secult participam de capacitação entre 5 e 8 de julho

Controlador-Geral comenta aprovação das contas municipais pelo TCM

Controlador-Geral comenta aprovação das contas municipais pelo TCM

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us