A qualidade da saúde da população de Camaçari é uma preocupação constante da Prefeitura que, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), desenvolve o programa de Medicamentos Especiais (PDME).
Criado há três anos, a iniciativa oferece aos moradores medicamentos que não estão disponíveis na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume). Mais de 800 pacientes já foram beneficiados.
A Sesau distribui, gratuitamente, remédios para glaucoma, pressão arterial, problemas respiratórios e vitiligo. O procedimento é feito no Núcleo Central, na rua Tupinambá, no Centro, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Gleba B, Camaçari de Dentro, Arembepe, Vila de Abrantes e Policlínica.
Para a inclusão do paciente no programa, é necessário formulário de solicitação de medicamentos especiais, relatório médico, receita, comprovante de residência atual no Município, xérox de identidade, CPF, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e uma entrevista com a assistente social.
O programa foi concebido para oferecer às pessoas carentes, de modo organizado e com critérios, medicamentos não inclusos no elenco da padronização, ou que não tenham substitutos terapêuticos, cujos tratamentos são onerosos, com patologias raras e sem oferta de cuidados, através de programas governamentais de assistência farmacêutica.
De acordo com o farmacêutico da Sesau, André Rios, o programa tem beneficiado a população com remédios caros e que são disponibilizados gratuitamente. A maioria dos pacientes não teria condições de comprar os medicamentos, e graças ao programa às pessoas carentes estão sendo assistidas.

Um dos postos de distribuição funciona na UBS Camaçari de Dentro -