As passagens de nível construídas para diminuir os engarrafamentos no Centro de Camaçari, a exemplo da avenida Eixo Urbano Central, rua Paranapanema e praça dos 46 foram aprovadas pela população.
Motoristas comerciantes e pedestres são unânimes ao afirmar que as mudanças deram fluidez e tranqüilidade ao tráfego. Cerca de 60 mil veículos circulam diariamente pelo Centro de Camaçari.
O novo sistema, que alterou o fluxo de veículos na avenida Eixo Urbano Central e ruas do centro, começou a funcionar no último dia 10.
O projeto, totalmente realizado pela Prefeitura, inclui a construção de três novas passagens de veículos sobre a linha férrea, recuperação das duas existentes, além da construção de passeios, instalação de sinaleiras, nova iluminação e ajardinamento.
Os moto-taxistas, Kleber Souza, José da Silva e Wagner Matos disseram que o novo sistema viário oferece mais opção aos motoristas e passageiros. Segundo eles agora é bem mais fácil transitar pela cidade porque os engarrafamentos diminuíram consideravelmente.
De acordo com o empilhador Carlos Sena, 28 anos, Camaçari nunca passou por tantas transformações. Na opinião dele, o trânsito era muito ruim e, pela primeira vez, passou por uma mudança radical que beneficiou não só os motoristas, mas todos os moradores. Dirijo há mais de 10 anos e sempre foi um sufoco transitar no centro. Agora está muito mais tranquilo.
O comerciante Adilson dos Santos Silva, que há 13 anos tem uma loja de lanche na Avenida Eixo Urbano Central, comemora o movimento e o aumento das vendas no local. Depois da iniciativa da Prefeitura em fazer a obra, as pessoas puderam transitar melhor, além disso, aumentou o fluxo de gente no Centro.
Hoje não temos mais estresse, nem ficamos presos nos engarrafamentos, disse o motorista Lamec Caranha. Ele acredita que a mudança foi uma maravilha tanto para quem mora na cidade como para os turistas.