O aplauso da plateia que lotou o Teatro Cidade do Saber foi um “sim” da população à mudança do nome da Orquestra Pró-Sinfônica de Camaçari, que segundo o maestro Ubiratan Marques já pode ser chamada de Orquestra Sinfônica Jovem de Camaçari. O anúncio, feito pelo regente, não poderia ter ocorrido em oportunidade melhor: durante um concerto em homenagem a Luiz Gonzaga.
A notícia deixou emocionado o prefeito Ademar Delgado. “Fico extremamente feliz por essa evolução da orquestra, pois premia o esforço do governo no estímulo a cultura e a arte em Camaçari”. Entusiasmado, o maestro da orquestra reconheceu o crescimento dos músicos, que num curto espaço de tempo conseguiram executar peças com alto grau de dificuldade, como tocar MPB com qualidade sinfônica.
Segundo o maestro Ubiratan Marques, “se continuar nesse ritmo, a previsão é que daqui há quatro anos a Orquestra Pró-Sinfônica de Camaçari possa ser uma Orquestra Sinfônica. Mas, na prática, já temos uma Orquestra Sinfônica Jovem, porque o termo pró significa uma coisa que ainda vai ser e eles já são”.
A Orquestra Sinfônica Jovem de Camaçari tem um laboratório, que é o Conservatório de Música da Cidade do Saber, lugar onde os músicos aprendem a técnica da orquestra. Ao todo, são 50 jovens músicos, que, na maioria, possui idade entre 13 e 25 anos.
Para a mudança de nome é preciso que sejam feitas algumas alterações jurídicas. Todos os integrantes da Orquestra Pró-Sinfônica de Camaçari recebem auxílio financeiro por meio de bolsas, cujo objetivo é garantir a oportunidade do estudo da música orquestral aos estudantes inseridos no projeto de Iniciação Musical da Seduc (Secretaria de Educação), gerido pela Cidade do Saber.
Orquestra Pró-Sinfônica pode mudar de nome -