População aprova ações do Pólo Cidadania

ASCOM BOT
Publicado 14/07/2008 08:07:06

Informações e serviços de utilidade pública foram disponibilizados à população, no último sábado (12/07), na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. A ação, denominada Pólo Cidadania, finalizou as comemorações pelos 30 anos do Complexo Industrial de Camaçari, completos no dia 29 de junho.

A cerimônia oficial de abertura contou com a apresentação da Sociedade Filarmônica 28 de Setembro e da Bamuquinha – fanfarra infanto-juvenil da Bamuca. O programa é coordenado pelo Cofic, em parceria com diversas empresas privadas associadas e Sesi (Serviço Social da Indústria).

Durante todo o dia, atendimentos na área jurídica, esportiva, cultural, de saúde e lazer. Cerca de 500 voluntários, 45 estandes, mais algumas unidades móveis garantiram serviços como avaliação médica, tratamento odontológico, orientação nutricional, palestra, mini-curso, oficinas de ginástica, emissão de documentos, aulas de reciclagem de plástico, corte de cabelo e atividades infantis.

Segundo Érico Oliveira, Superintendente de Comunicação do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), a proposta é fazer do Pólo Cidadania um projeto permanente, integrado a agenda de atividades do órgão.

“Não posso pagar um plano odontológico, por isso vim com meu filho para uma consulta com o dentista”, diz Maria de Jesus Santos, mãe de Eric Caic de Jesus do Carmo, de 11 anos. “O dentista me ensinou que o certo é escovar os dentes depois que eu comer qualquer coisa e eu nunca fiz isso. Sempre escovei duas vezes no dia. Agora estou feliz porque fiz limpeza, canal, obturação e também aprendi a me cuidar”, comemora o menor, exibindo o kit com escova, fio dental e anti-séptico bucal, adquirido gratuitamente após a consulta.

A oficina de pneus, ministrada pelo artista plástico e percussionista Peu Meurray, também atraiu dezenas de curiosos. Para o aposentado Manoel Jorge Cardoso, 55 anos, a experiência rendeu bons resultados. “Percebi que alguns utensílios que as pessoas jogam fora como se fossem lixo podem ser reaproveitados. É muito bom saber que existe um tipo de música criada através da reciclagem”, diz.

Peu Meurray, autor do projeto Penumaticamente Falando, acredita que a proposta do evento contribui de forma positiva para o aprendizado das pessoas. “Poder aprender com a música é algo fantástico”, comenta o artista, que visitou Camaçari pela terceira vez.

Curiosos, adultos e crianças corriam para conhecer os estandes. A pequena Lanara de Oliveira Soares, 7 anos, assistia atenta as aulas sobre educação no trânsito. As informações eram transmitidas por personagens de televisão e estórias em quadrinhos. “A Emília do Sítio do Pica-pau Amarelo acabou de falar que lugar de criança é no banco de trás do carro”, explica.

PÓLO INDUSTRIAL
O pólo industrial de Camaçari tem mais de 60 empresas químicas, petroquímicas e de outros ramos de atividade, como indústria automotiva, de celulose, metalurgia do cobre, têxtil, bebidas e serviços.

O complexo responde por mais de 90% da arrecadação tributária de Camaçari e representa uma contribuição anual em ICMS para o Estado superior a R$ 700 milhões. Atualmente gera 13 mil empregos diretos e 20 mil indiretos.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de Janeiro de 2021

Prefeitura de Camaçari apresenta Plano de Vacinação contra a Covid-19

Prefeitura de Camaçari apresenta Plano de Vacinação contra a Covid-19

Sejuv inicia práticas de HIIT Funcional e Aeróbica no estádio municipal

Sejuv inicia práticas de HIIT Funcional e Aeróbica no estádio munic...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.