Informações e serviços de utilidade pública foram disponibilizados à população, no último sábado (12/07), na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. A ação, denominada Pólo Cidadania, finalizou as comemorações pelos 30 anos do Complexo Industrial de Camaçari, completos no dia 29 de junho.
A cerimônia oficial de abertura contou com a apresentação da Sociedade Filarmônica 28 de Setembro e da Bamuquinha fanfarra infanto-juvenil da Bamuca. O programa é coordenado pelo Cofic, em parceria com diversas empresas privadas associadas e Sesi (Serviço Social da Indústria).
Durante todo o dia, atendimentos na área jurídica, esportiva, cultural, de saúde e lazer. Cerca de 500 voluntários, 45 estandes, mais algumas unidades móveis garantiram serviços como avaliação médica, tratamento odontológico, orientação nutricional, palestra, mini-curso, oficinas de ginástica, emissão de documentos, aulas de reciclagem de plástico, corte de cabelo e atividades infantis.
Segundo Érico Oliveira, Superintendente de Comunicação do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), a proposta é fazer do Pólo Cidadania um projeto permanente, integrado a agenda de atividades do órgão.
Não posso pagar um plano odontológico, por isso vim com meu filho para uma consulta com o dentista, diz Maria de Jesus Santos, mãe de Eric Caic de Jesus do Carmo, de 11 anos. O dentista me ensinou que o certo é escovar os dentes depois que eu comer qualquer coisa e eu nunca fiz isso. Sempre escovei duas vezes no dia. Agora estou feliz porque fiz limpeza, canal, obturação e também aprendi a me cuidar, comemora o menor, exibindo o kit com escova, fio dental e anti-séptico bucal, adquirido gratuitamente após a consulta.
A oficina de pneus, ministrada pelo artista plástico e percussionista Peu Meurray, também atraiu dezenas de curiosos. Para o aposentado Manoel Jorge Cardoso, 55 anos, a experiência rendeu bons resultados. Percebi que alguns utensílios que as pessoas jogam fora como se fossem lixo podem ser reaproveitados. É muito bom saber que existe um tipo de música criada através da reciclagem, diz.
Peu Meurray, autor do projeto Penumaticamente Falando, acredita que a proposta do evento contribui de forma positiva para o aprendizado das pessoas. Poder aprender com a música é algo fantástico, comenta o artista, que visitou Camaçari pela terceira vez.
Curiosos, adultos e crianças corriam para conhecer os estandes. A pequena Lanara de Oliveira Soares, 7 anos, assistia atenta as aulas sobre educação no trânsito. As informações eram transmitidas por personagens de televisão e estórias em quadrinhos. A Emília do Sítio do Pica-pau Amarelo acabou de falar que lugar de criança é no banco de trás do carro, explica.
PÓLO INDUSTRIAL
O pólo industrial de Camaçari tem mais de 60 empresas químicas, petroquímicas e de outros ramos de atividade, como indústria automotiva, de celulose, metalurgia do cobre, têxtil, bebidas e serviços.
O complexo responde por mais de 90% da arrecadação tributária de Camaçari e representa uma contribuição anual em ICMS para o Estado superior a R$ 700 milhões. Atualmente gera 13 mil empregos diretos e 20 mil indiretos.