O Pólo Industrial de Camaçari vai realizar um simulado de emergência, com o objetivo de testar e aprimorar os sistemas coletivos de segurança do complexo industrial. Para garantir o fator surpresa, a simulação pode ser realizada a qualquer dia, até o final de novembro.
A ação, que faz parte do programa interno de treinamento do Plano de Contingência do Pólo (PCP), será coordenada pela Comissão de Segurança Industrial do Cofic (Cosima) e contará com a participação de órgãos da Prefeitura.
Haverá ainda o apoio técnico de profissionais de segurança, da área médica, viaturas de combate a incêndio, ambulâncias e policiais militares. Também participam os representantes do Núcleo de Defesa Comunitária e do Conselho Comunitário do Pólo, formados por moradores de Camaçari e Dias D´Ávila.
O exercício consiste na simulação de um acidente na empresa Monsanto do Nordeste, que vai entrar em ação imediatamente e solicitar ajuda às empresas vizinhas, através do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) para controlar a situação e por em prática o simulado de evasão.
A atividade que deve durar 1 hora e 30 minutos vai mobilizar 16 mil trabalhadores de 50 empresas do Pólo Industrial. A Prefeitura vai entrar com a participação de 90 agentes da Defesa Civil e Superintendência do Trânsito e Transporte.
No dia do simulado, as vias de acesso ao Pólo, assim como as vias internas, serão interditadas a partir das 9h10 para facilitar o deslocamento dos envolvidos no treinamento, ambulâncias e viaturas de combate a incêndio. As vias a serem fechadas são Parafuso, Axial, Canal de Tráfego de Ligação e Frontal (saída de Dias DÁvila).
Na ocasião, haverá simulação de atendimento às pessoas acidentadas, com recebimento dos primeiros socorros no local e encaminhamento para o Pame – Unidade de Atendimento Médico de Emergência do Pólo. Os casos mais graves serão transportados para o Hospital São Rafael, em Salvador.
Ao mesmo tempo das ação no Pólo Industrial, na sede de Camaçari, equipes da Defesa Civil vão controlar a entrada de caminhões de cargas perigosas no Município e comunicar à comunidade que a movimentação trata-se apenas de um exercício simulado.
Programa de treinamento será na empresa Monsanto do Nordeste -