Pólo da UAB vai passar por diversas melhorias

Iwwa Agência
Publicado 05/02/2010 05:02:42

O Pólo de Apoio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Camaçari, deve receber melhorias. O acordo foi estabelecido durante visita da vice-coordenadora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) dentro da UAB, Marta Van.

Na ocasião, a acadêmica se reuniu com o prefeito Luiz Caetano, coordenadores municipais e tutores. O encontro aconteceu hoje (05/02), no gabinete. A vinda de Marta Van der Linden teve o objetivo de avaliar as condições de infra-estrutura e funcionamento do pólo e do oferecimento de mais 80 vagas para o curso de letras. As mudanças prevêem disposição, em tempo integral, de um técnico de computação, reestruturação e informatização da biblioteca, contratação de estagiários e melhorias no laboratório de informática.

“O pólo da UAB funciona numa estrutura maravilhosa, que é a Cidade do Saber. Os coordenadores e tutores do curso são bastante comprometidos, o que contribui para o sucesso pedagógico do trabalho. Além disso, o prefeito tem se mostrado um grande parceiro do projeto”, diz a doutora em educação.

Conforme cronograma, serão realizadas duas visitais anuais para avaliação e acompanhamento do curso. Durante a reunião, o prefeito falou do interesse em criar um espaço na Cidade Técnico-Universitária para funcionamento do Pólo de Apoio presencial da UAB no Município.

“Pretendo levar o secretário da Educação, Valter Lima, em uma sessão especial na Câmara de Vereadores para que apresente os avanços na área educacional de Camaçari. Hoje temos alunos mais interessados em aprender e pais mais comprometidos com a educação”, avalia Luiz Caetano. Os cursos da UAB dão uma nova perspectiva para população da cidade. Segundo o secretário da pasta, Valter Lima, um dos critérios para implantação do Universidade Aberta é a formação de professores.

“A população está satisfeita com a educação de Camaçari. Há cerca de quatro anos, o índice de aprovação da comunidade era de 40% e hoje é de 80%”.

UAB

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criado pelo Ministério da Educação (ME) em 2005, com a finalidade de garantir a formação de professores para educação básica. Em Camaçari, funciona desde 2007 com os cursos de matemática, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), letras vernáculas, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pedagogia, com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), mais Licenciatura em Computação e Sistemas da Informação, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Também são oferecidas pós-graduação em Educação à Distância, Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde. As aulas são com profissionais da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Outros três cursos de extensão – Educação de Jovens e Adultos, Cultura Afro e Educação Ambiental -, fazem parte da grade.

A UAB em Camaçari beneficia cerca de 600 pessoas, com aulas à distância e orientação presencial com tutores. Ao todo, são 18 tutores da rede pública municipal.

ADMINISTRAÇÃO

No encontro, também foi informado que as aulas do curso de Administração Pública da Uneb começam em abril. As matrículas serão realizadas entre segunda-feira (08/02) e quarta-feira (10/02), das 8h às 12h e das 13h30 às 19h, na Cidade do Saber.

É necessária apresentação das originais e cópias do RG, CPF, comprovantes de residência e última eleição, mais certificado de conclusão do ensino médio. “Os cursos da UAB são um progresso para cidade. Os alunos participam de grupos de estudo e ainda contam com laboratório, biblioteca e acompanhamento durante três dias da semana”, explica Ângela Santos Tavares, tutora de licenciatura em letras vernáculas da UFPB.

Foto: Nelinho Oliveira

Reunião com o prefeito Luiz Caetano definiu melhorias -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.