Pólo completa 30 anos e Município ganha com parceria

Iwwa Agência
Publicado 19/06/2008 12:06:58

A parceria entre a Prefeitura e o Pólo Industrial tem gerado bons resultados para Camaçari. Marco da industrialização do Nordeste, o complexo, que completa 30 anos no próximo dia 29, gera emprego para população e contribui para a melhoria da qualidade de vida no Município.

A parceria se intensificou nos últimos três anos e meio, com a implantação de programas de qualificação e apoio ao comércio. De 2005 até hoje, a mão-de-obra local passou de 10% para 18% do total de trabalhadores do complexo. Hoje, o pólo gera 15 mil empregos diretos e 20 mil indiretos.

O Complexo Industrial de Camaçari, inicialmente, era composto por 60 empresas de produtos químicos e petroquímicos. Agora, são mais de 90 fábricas de variados setores, como automotivo, pneus, metalúrgico, têxtil, celulose e serviços.

Tudo isso torna o pólo o maior complexo integrado do Hemisfério Sul, responsável por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, por 35% das exportações e 25% do ICMS do Estado.

Recentemente, se instalaram no Município empreendimentos de grande porte a exemplo da Bridgestone, Bahia Pulp, Continental, Columbia Chemicals, Discobrás, além de investimentos na área hoteleira como o resort Vila Galé.

Para garantir a absorção da mão-de-obra local, a Prefeitura, em parceria com o Senai, Sebrae e Senac, oferece cursos de capacitação para os moradores de Camaçari. De 2005 a 2008, mais de 25 mil pessoas foram qualificadas através dos programas da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Seinc).

Os incentivos aquecem a economia e geram mais emprego e renda para população, que tem garantia de 80% dos postos de trabalho surgidos com as novas empresas. Em três anos e meio, 13.978 pessoas foram contratadas.

Um dos principais fatores para a absorção da mão-de-obra é a criação do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Inaugurado em 2005, o PAT encaminhou 29.398 pessoas para o mercado de trabalho e realizou 601.684 atendimentos.

A estimativa é de que o Pólo Industrial cresça ainda mais e gere mais de 5 mil postos de trabalho. Destes, 88% são para profissionais de nível técnico. Por isso, Camaçari também investe em cursos profissionalizantes.

O Cefet, inaugurado em 2007, atende 300 alunos nos cursos de Tecnologia da Informação e Eletrotécnico. Os colégios José de Freitas Mascarenhas e Cidade Camaçari também oferecem cursos técnicos para 480 estudantes.

De acordo com o secretário da Seinc, Djalma Machado, os 30 anos coincidem com a boa parceira. “A relação permite viabilizar novos empreendimentos, gerar empregos e desenvolver projeto de qualificação da mão-de-obra local”.

Para o próximo ano, estão sendo construídas duas usinas termoelétricas, a instalação da Lindi Gases, empresa alemã que atende área hospitalar e industrial, e a Peroxi Bahia.

COMEMORAÇÃO
O bom momento que Camaçari vive vai ser também mostrado na comemoração dos 30 anos do pólo industrial, que começa no próximo dia 26, com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e da cantora Maria Bethânia, no Teatro Castro Alves, em Salvador, a partir das 20h.

A programação prossegue dia 29. Armandinho Macedo e a Osba realizam um grande show no Teatro da Cidade do Saber, em Camaçari. O Complexo de inclusão social também faz parte das comemorações e, em julho, vira palco da celebração com um memorial sobre os 30 anos do pólo. O espaço vai reunir documentos, fotos, vídeos e equipamentos.

Modernos recursos de multimídia contam a história do pólo, desde a a implantação, como unidade de produção petroquímica, até a ampliação e transformação no maior complexo industrial integrado da América do Sul.

Foto: Agnaldo Silva

Qualificação e apoio ao comércio reforçam economia local -

Mais Notícias

Sedur e Sema alinham estratégias de cooperação e informação

Sedur e Sema alinham estratégias de cooperação e informação

Moradores do Condomínio Sabiás concluem curso de elétrica nesta quinta (20)

Moradores do Condomínio Sabiás concluem curso de elétrica nesta qui...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.