Polícia Civil reforça combate à violência

ASCOM BOT
Publicado 05/02/2009 11:02:07

A mudança na estrutura da Polícia Civil de Camaçari trouxe novas perspectivas para a segurança pública no Município. À frente da 18ª Delegacia há menos de dois meses, o delegado titular Clayton Leão Chaves implantou diversas ações de combate à violência e renovou o quadro do Setor de Investigação. As medidas, segundo ele, têm resgatado a confiança da sociedade, que agora colabora ativamente com a polícia.

O trabalho tem como meta inicial o enfrentamento ao tráfico de drogas, que hoje é responsável por grande parte dos crimes cometidos em Camaçari.

O delegado informou que está concluindo o mapeamento dos bairros onde são maiores os índices de violência para realizar abordagem direta nas áreas de conflito e efetuar a prisão dos envolvidos.

As investigações também visam a elucidação de outros tipos de delitos, como roubo de carros, outro crime praticado com grande incidência no Município.

Para dar maior celeridade às investigações, o delegado fez um remanejamento da equipe instalada na cidade e incorporou 10 homens, incluindo policiais do Centro de Operações Especiais (COE). Também foi feita reestruturação física da delegacia, com reforço do setor de custódia e serviços de pintura.

“O tráfico de drogas está diminuindo na cidade. Prendemos diversos traficantes, mas agora estamos trabalhando para pegar os grandes. Nessas operações já foram apreendidos mais de 300 trouxas de maconha, uma quantidade superior a 600 pedras de crack, três armas, quatro carros e mais de 20 pessoas foram presas. Hoje, 85% da população carcerária da delegacia respondem por tráfico”, informa.

Para Clayton Leão, o sucesso dos trabalhos da polícia também se deve a colaboração da população, que tem informado sobre a ação de criminosos nos bairros da cidade. O número do Disque Denúncia é o 3235-0000.

O atendimento é feito 24 horas na Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). A denúncia é anônima.

De acordo com a SSP, ano passado foram feitas 158 denúncias anônimas referentes a Camaçari. Somente em janeiro deste, o órgão registrou 30 ligações. “Os dados mostram que as pessoas vêem a necessidade de ajudar a Polícia Civil. Também é uma prova de que conquistamos a confiança da comunidade”, avalia o delegado.

Como parte do Plano Municipal de Segurança, a Prefeitura realiza, ainda neste semestre, a reforma na estrutura física da delegacia. Atualmente, a unidade policial conta com quatro viaturas cedidas pelo Executivo.

PRONASCI
Esta semana o delegado e parte da equipe da 18ª Delegacia de Camaçari participaram, pela primeira vez, de uma reunião com a coordenação municipal do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).

Os policiais foram informados sobre as ações do Pronasci voltadas à modernização das instituições de segurança pública e a valorização dos profissionais, entre as quais o projeto Bolsa Formação, que prevê a complementação salarial de R$ 400,00 aos policiais em cursos de formação e qualificação.

Conhecedor do Pronasci há bastante tempo, Clayton Leão destaca a importância do Programa para qualificação dos oficiais e permanência de projetos sociais. Ele confirmou presença na reunião com a comunidade, marcada para nesta quinta-feira (05/02), às 18h, na associação de moradores do Phoc 2.

O delegado ainda disse que estão previstos cursos para policiais civis da Bahia, incluindo o efetivo da 18ª Delegacia de Camaçari, com informações sobre abordagem, gerenciamento de crises e noções básicas de explosivos.

O projeto de capacitação foi enviado à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), quando o delegado Clayton Leão ainda integrava o COE (Centro de Operações Especiais). A expectativa é de que o curso seja realizado na base do Centro.

Foto: Nelinho Oliveira

Clayton Leão traz a experiência do COE para a 18ª DP -

Mais Notícias

Mais 1.660 doses de vacina contra Covid-19 chega a Camaçari

Mais 1.660 doses de vacina contra Covid-19 chega a Camaçari

Camaçari sedia 1ª Etapa do Campeonato Baiano de BMX

Camaçari sedia 1ª Etapa do Campeonato Baiano de BMX

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.