Platéia se emociona com pacientes do Cuidar

Iwwa Agência
Publicado 25/02/2010 04:02:49

Ivonildes Santos emocionou a platéia durante o evento em comemoração ao aniversário de um ano do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), na Cidade do Saber, hoje (25/02). “No centro, sou muito bem tratada e é de lá que tiro forças para continuar lutando contra o câncer. Vencer a doença é difícil, mas estou bem amparada”.

A declaração sensibilizou familiares e pacientes, profissionais de saúde e representantes da Prefeitura de Camaçari presentes à comemoração. Na ocasião, a coordenação do Cuidar entregou uma homenagem ao secretário de Relações Institucionais, Ademar Lopes, que representou o prefeito Luiz Caetano. Emocionado, ele disse que a administração municipal trabalha para cuidar das pessoas e se realiza quando um trabalho dá tão certo.

Fundado em 5 de fevereiro de 2009, o Cuidar já realizou mais de 18 mil atendimentos. No local, funcionam os centros Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre) e de Oncologia (Ceonc), mais a Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal).

O secretário da Saúde (Sesau), Camilo Pinto, disse que a Prefeitura tem investido fortemente na saúde e que o Cuidar pode ser citado como exemplo. Ele acrescentou que ainda este ano acontece a reforma de três Pronto-Atendimentos (PA) e a construção de mais um, além do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial).

Durante a comemoração, os pacientes da Unifal apresentaram um cordel contando a história do centro. Na seqüência, houve um coral com mulheres atendidas pelo Ceonc. O evento foi finalizado com uma linda coreografia feita pelos pacientes adultos do Cempre e um desfile das crianças.

Para Edcarla Jesus, mãe do pequeno Felipe Jesus, de oito meses, o Cempre é uma benção para os moradores de Camaçari. No local, o filho participa de sessões de estimulação precoce por conta do nascimento prematuro. “O serviço é muito importante para a população”.

O vereador Alfredo Andrade (PSB) falou do lindo trabalho realizado pelo Cuidar. Parabenizou a equipe da saúde pelo esforço empenhado no projeto e disse que o centro é um dos equipamentos de saúde mais importantes e inclusivos de Camaçari.

PRESENÇAS
Estiveram presentes na comemoração do Cuidar, além dos secretários de Relações Institucionais e da Saúde, as secretárias de Desenvolvimento Social (Sedes), Jailce Andrade, e da Mulher (Seprom), Aurenita Castillo, o diretor da Limpec, Domingos Barbosa, e o coordenador da Defesa Civil, Maurício Bonfim.

Foto: Carol Garcia

Pacientes do Cuidar fizeram uma bonita apresentação -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.