A área do Centro Administrativo está mais arborizada. É que foi realizado nesta quarta-feira (03/02) o plantio de 50 mudas de Ipê em estágio avançado de crescimento. A medida é fruto de uma compensação por impactos ambientais solicitada pela Prefeitura ao emitir autorização para implantação de um gasoduto na avenida Jorge Amado.
A medida está respaldada por meio do decreto estadual 3.925/2009 e inclui ainda três manutenções das mudas no prazo de dois anos. O plantio foi realizado pela empresa incumbida de dar a compensação, com a orientação, apoio e fiscalização da equipe do Horto Florestal de Camaçari.
De acordo com a Coordenadoria de Meio Ambiente, responsável por fiscalizar os danos ambientais e cobrar a reparação dos responsáveis, toda ação de plantio tem beneficio direto no clima, além disso, reduz os poluentes, proporciona sombreamento e moradia para a biodiversidade, como pássaros e insetos. O Ipê amarelo floresce dentro de cinco anos, quando atinge a idade adulta. O afloramento é sempre no verão.
Em caso de desmatamento, ocupação irregular, aterramento de nascente ou mineração clandestina a população pode denunciar por meio do telefone da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano) 0800 284 6734.