Acontece no dia 15, às 9h, no teatro da Cidade do Saber, a certificação de 432 beneficiários do programa Bolsa Família de Camaçari, que participaram dos cursos de qualificação profissional do Planseq (Plano Setorial de Qualificação) do governo federal. A finalidade do programa é aumentar as possibilidades de emprego.
Foram oferecidos cursos nas áreas da construção civil, pedreiro e pintor, pedreiro e azulejista, encanador e eletricista, carpinteiro e armador, carpinteiro e encanador, carpinteiro e montador mais almoxarifado.
A proposta da cerimônia de entrega dos certificados aos beneficiários é dar mais visibilidade ao plano de qualificação para que os setores da construção civil possam dar oportunidade à inserção no mercado de trabalho. Os cursos tiveram a duração de 75 dias, com 200 horas, sendo 80 horas de aulas teóricas e 120 de aulas práticas.
De acordo com a coordenadora do programa Bolsa Família do Município, Andréa Pitta, Camaçari superou o quantitativo de 30% estabelecido pelos ministérios do Desenvolvimento Social e do Trabalho e Emprego. O grande diferencial foi a participação de 241 mulheres, sendo 177 na construção civil e 64 em almoxarifado.
Para 2010, os governos federal e estadual disponibilizaram mais 880 vagas para novos cursos de qualificação profissional. Segundo Andréa Pitta foram convidados para a formatura empresários da construção civil que executam obras no Município, a exemplo da Odebrecht, Tenda, Pólo de Apoio, dentre outros e empresários locais que possam oportunizar chances de trabalho aos formandos.