Planseq Camaçari capacita pedreiro e azulejista

Iwwa Agência
Publicado 23/03/2009 09:03:44

A capacitação do Plano Setorial de Qualificação (Planseq), destinada aos beneficiários do programa Bolsa Família de Camaçari, começou nesta terça-feira (23/03) com duas turmas do curso de pedreiro e azulejista.

Inicialmente, 52 pessoas são capacitadas na área, divididas em duas turmas de 26 pessoas, uma pela manhã, das 8h às 12h e outra à tarde, das 13h às 17h.

A abertura oficial do programa na Bahia será em Salvador, no dia 30 de abril, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O curso será dividido em duas etapas, composto por 80 horas/aulas teóricas, a ser concluído no dia 20 de abril e 120 horas/aulas práticas que iniciam logo após o término das teóricas.

A primeira etapa de aulas será realizada na Casa do Trabalho e a segunda em um galpão da Prefeitura.

De acordo com Ana Luzia, professora do Senai responsável pelo módulo comportamental, todas as aulas são embasadas em dinâmicas.

Inicialmente serão trabalhados 16 temas, dentre eles, relações interpessoais, qualidade e produtividade, comunicação, trabalho em equipe, cidadania, segurança do trabalho, educação e meio ambiente, fundamentos da ocupação e unidades de medida.

A proposta do programa é de que 30% das vagas disponibilizadas fossem destinadas às mulheres, no entanto, as primeiras turmas superaram a meta.

Das 52 pessoas atendidas, 43 são mulheres ( 82,7%). Uma delas é Olindina Santos, 43 anos, moradora do bairro Nova Vitória. Atualmente sem ocupação, ela já trabalhou como doméstica e se inscreveu no curso de pedreiro e azulejista no intuito de “crescer, ser alguém e se sentir útil”.

Outra integrante da turma é Andreia Maria de Jesus, 26 anos, também moradora do Nova Vitória, que procurou o curso na busca de uma oportunidade de emprego e novos conhecimentos. “Me identifico com a área e, além disso, é uma forma de economizar com mão de obra sempre que precisar fazer reparos em casa”, diz.

Também foi a economia que despertou o interesse de José Raimundo dos Santos, 50 anos, morador do bairro da Piaçaveira. Ele trabalha como operador de laminação em uma empresa do Pólo Industrial de Camaçari e enxergou nas aulas a oportunidade de aprender mais uma profissão. “A princípio, vai ser uma forma de economizar com mão de obra quando for fazer algum serviço em casa, mas, futuramente, posso até trabalhar na área, se necessário”.

OUTROS CURSOS
Além do curso de pedreiro e azulejista, iniciado hoje, o Planseq vai capacitar pessoas na área de pintor, encanador, eletricista, carpintaria, armador e montador de andaimes.

As demais qualificações serão definidas pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), órgão que ministra as aulas.

O Planseq é um programa do governo Federal realizado em parceria com o governo Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Ao governo Federal compete arcar com os custos operacionais do curso, enquanto que a Prefeitura de Camaçari fica responsável por fornecer toda a infra-estrutura necessária e realizar a seleção dos alunos. O Município foi contemplado com 413 vagas a serem distribuídas em 16 turmas.

Os interessados em participar do programa ainda podem se inscrever na unidade do Sine-Ba, em Camaçari. Para isso, basta apresentar o documento de identidade e o cartão do Bolsa Família.

Os cursos são destinados a maiores de 18 anos que tenham concluído, no mínimo, a 4ª série do ensino fundamental.

Foto: Agnaldo Silva

Mais de 80% dos 52 alunos dos cursos são mulheres -

Mais Notícias

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

ISSM realiza treinamento sobre Pró-Gestão RPPS

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de outubro de 2021

Rompimento de fibra óptica compromete atendimento da Defesa Civil pelo 199

Rompimento de fibra óptica compromete atendimento da Defesa Civil p...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.