Acontece na próxima segunda-feira (23/03), às 8h, na Casa do Trabalho em Camaçari, a aula inaugural dos cursos de pedreiro e azulejista do Plano Setorial de Qualificação (Planseq), do governo federal.
Este ano, os cursos são destinados à construção civil. O projeto contempla 413 beneficiários do Programa Bolsa Família.
Das vagas disponibilizadas, 30% são destinadas à mão de obra feminina. No curso de pedreiro estão matriculadas 17 mulheres, e no de azulejista 24.
Ainda estão previstos cursos de capacitação para pintor, encanador, eletricista, carpintaria, armador e montador de andaimes. A finalidade é inserir profissionais qualificados no mercado de trabalho, além de aumentar as chances de emprego para a população carente.
São 200 horas de aulas, divididas em 120 práticas e 80 teóricas. As capacitações são realizadas através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), assim como a responsabilidade pelo transporte e alimentação dos alunos.
O Planseq é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e está implementado em Camaçari, através da parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e do Sine-Bahia (Serviço de Intermediação para o Trabalho), unidade Camaçari.

Aula inaugural será segunda-feira, na Casa do Trabalho -