Os planos de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos realizados pela Prefeitura, através da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano), entraram na quarta etapa. A partir de agora, serão definidos objetivos e metas para os próximos 20 anos, com base nas deficiências apontadas no estudo desenvolvido na etapa anterior.
Nesta etapa, acontece também a formulação das estratégias. Na anterior, foram realizados diagnósticos detalhados sobre a atual situação de Camaçari referente aos componentes do saneamento, a exemplo de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, como drenagem e manejo das águas pluviais urbana. Os diagnósticos são documentos inéditos realizados para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população no campo do saneamento.
A participação da sociedade civil na elaboração dos planos tem sido garantida em todo processo. Nesta quarta etapa será exercida por meio das audiências públicas, enquanto nas fases anteriores a população participou de oficinas, na construção dos diagnósticos e prognósticos e na aprovação de cada produto dos planos, por meio das reuniões do Comitê Executivo.
Para facilitar o acesso da população aos documentos produzidos, os arquivos foram disponibilizados no link Plano de Saneamento no portal da Prefeitura, na seção Prefeitura Virtual. A criação dos Planos cumpre a lei federal 11.445/2007 que define as prioridades de investimento para o saneamento de Camaçari.

Prefeitura realiza Plano de Saneamento Básico -