Plano municipal é discutido em plenária

Iwwa Agência
Publicado 16/07/2013 03:07:30

Cerca de 160 agricultores e piscicultores de Camaçari participam, nesta terça-feira (16/07), da 1ª Plenária Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

Durante a cerimônia de abertura da Plenária, no auditório da Casa do Trabalho, o prefeito Ademar Delgado declarou que a plenária vai apontar os caminhos para fortalecer ainda mais a agricultura familiar. “Espero que esta iniciativa garanta o sustento das famílias do campo, para que elas não sejam obrigadas a vir trabalhar na cidade”, completou.

Promovida pela Prefeitura, através da Sedap (Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca), a Plenária retoma os debates das pré-plenárias setoriais nas localidades de Arembepe, Vila de Abrantes, Monte Gordo e Barra do Pojuca e elege 20 delegados. Eles representarão o Município na Conferência Territorial, no próximo dia 30, em Simões Filho.

De acordo com o secretário da Agricultura e Pesca, Luis Orlando de Oliveira, o objetivo principal da Plenária é debater questões estratégicas e elaborar propostas para o desenvolvimento do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.     

O representante estadual do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Wellinton Hassegawa, realizou a abertura do evento com o tema Gestão e Participação Social com ênfase para gênero e geração. Segundo ele, a discussão do assunto remete à estratégia territorial, que é a estruturação das cadeias produtivas e o fortalecimento do cooperativismo articulada com a Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural).    

À tarde, os debates foram retomados com a palestra sobre Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental do Brasil Rural e fortalecimento da Agricultura Familiar, ministrada pelo diretor da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), João Bosco.

Em seguida, a delegada e delegada adjunta do Conselho Regional de contabilidade, Marineide Nunes e Manuelina Oliveira, respectivamente, abordam o tema A importância da regularização das associações e seus benefícios. Por fim, o agente de Desenvolvimento do Território Metropolitano de Salvador, Ronaldo Rodrigues, realiza uma abordagem territorial como estratégia de Desenvolvimento Rural e Promoção da Qualidade de Vida. No final acontece a eleição dos delegados para a Conferência Territorial.       

 Participaram da cerimônia de abertura da Plenária a vice-prefeita Maria do Carmo Siqueira e os secretários de Relações Institucionais, Anderson Santos, da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, de Relações Internacionais, Francisco Franco, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, do Desenvolvimento Social, José Hélio Santos, e do Desenvolvimento do Turismo, José Cupertino, além das subsecretárias do Esporte e Lazer, Aurenita Castilho, do Desenvolvimento Urbano, Creonice Campos, e da Mulher, Flavia Castelar.   

Também marcaram presença os deputados estaduais Luiza Maia (PT) e Bira Corôa (PT), além dos presidentes da Acec (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Camaçari, Luciano Sacramento e Pedro Failla, respectivamente. 

 

Slideshow | 5 fotos

Plano municipal é discutido em plenária

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.