Cerca de 160 agricultores e piscicultores de Camaçari participam, nesta terça-feira (16/07), da 1ª Plenária Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
Durante a cerimônia de abertura da Plenária, no auditório da Casa do Trabalho, o prefeito Ademar Delgado declarou que a plenária vai apontar os caminhos para fortalecer ainda mais a agricultura familiar. “Espero que esta iniciativa garanta o sustento das famílias do campo, para que elas não sejam obrigadas a vir trabalhar na cidade”, completou.
Promovida pela Prefeitura, através da Sedap (Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca), a Plenária retoma os debates das pré-plenárias setoriais nas localidades de Arembepe, Vila de Abrantes, Monte Gordo e Barra do Pojuca e elege 20 delegados. Eles representarão o Município na Conferência Territorial, no próximo dia 30, em Simões Filho.
De acordo com o secretário da Agricultura e Pesca, Luis Orlando de Oliveira, o objetivo principal da Plenária é debater questões estratégicas e elaborar propostas para o desenvolvimento do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
O representante estadual do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Wellinton Hassegawa, realizou a abertura do evento com o tema Gestão e Participação Social com ênfase para gênero e geração. Segundo ele, a discussão do assunto remete à estratégia territorial, que é a estruturação das cadeias produtivas e o fortalecimento do cooperativismo articulada com a Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural).
À tarde, os debates foram retomados com a palestra sobre Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental do Brasil Rural e fortalecimento da Agricultura Familiar, ministrada pelo diretor da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), João Bosco.
Em seguida, a delegada e delegada adjunta do Conselho Regional de contabilidade, Marineide Nunes e Manuelina Oliveira, respectivamente, abordam o tema A importância da regularização das associações e seus benefícios. Por fim, o agente de Desenvolvimento do Território Metropolitano de Salvador, Ronaldo Rodrigues, realiza uma abordagem territorial como estratégia de Desenvolvimento Rural e Promoção da Qualidade de Vida. No final acontece a eleição dos delegados para a Conferência Territorial.
Participaram da cerimônia de abertura da Plenária a vice-prefeita Maria do Carmo Siqueira e os secretários de Relações Institucionais, Anderson Santos, da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, de Relações Internacionais, Francisco Franco, dos Serviços Públicos, Zé de Elísio, do Desenvolvimento Social, José Hélio Santos, e do Desenvolvimento do Turismo, José Cupertino, além das subsecretárias do Esporte e Lazer, Aurenita Castilho, do Desenvolvimento Urbano, Creonice Campos, e da Mulher, Flavia Castelar.
Também marcaram presença os deputados estaduais Luiza Maia (PT) e Bira Corôa (PT), além dos presidentes da Acec (Associação Comercial e Empresarial de Camaçari) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Camaçari, Luciano Sacramento e Pedro Failla, respectivamente.