Foi apresentado na manhã desta terça-feira (10/02) o estudo de caracterização do Município, cumprindo a segunda etapa do Plano de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Camaçari, que está sob a gestão da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano). A apresentação aconteceu no auditório da Secretaria para os comitês executivos e de coordenação do plano.
O estudo apresentado revela dados demográficos de Camaçari para os próximos 20 anos. Além disso, apresenta a atual situação da infraestrutura municipal (distribuição da energia elétrica, número de hospitais, unidades escolares, ruas pavimentadas) e dados físicos, como geomorfologia (relevos), clima e rios. Também estão contemplados nessa etapa estudos de área de interesse social e área de proteção ambiental.
A primeira etapa, já concluída e devidamente apresentada aos comitês, consistiu na apresentação do plano de trabalho e na capacitação dos profissionais envolvidos na elaboração do documento. A próxima etapa será o diagnóstico do saneamento do Município, que inclui drenagem, esgoto sanitário, gestão de resíduos sólidos e abastecimento de água.
O Plano de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Camaçari conta ainda com outras três etapas e deve ficar pronto em outubro. Se o documento não estiver pronto até 31 de dezembro deste ano, os municípios não podem solicitar recursos do governo federal, segundo o decreto federal 8.211/2014.
A elaboração do plano é feita por uma equipe de engenheiros sanitaristas e ambientais, demógrafos, geólogos, geógrafos e assistentes sociais.

Apresentação do Plano de Saneamento Básico -