Plano de retomada das atividades é apresentado às entidades do comércio

Ascom
Publicado 19/03/2021 08:03:44

Com a realidade imposta pela pandemia da Covid-19 e preocupado com o cenário para a economia do município, o prefeito Elinaldo Araújo teve um novo encontro nesta sexta-feira (19/3), com entidades representativas do segmento do comércio.

O objetivo foi apresentar o novo Plano de Retomada das Atividades Econômicas, que, segundo o gestor municipal, para ser implantado, precisa ter, pelo menos, 20% dos leitos ofertados pela rede pública municipal vagos.  Na ocasião, as explanações sobre o protocolo foram feitas pelo secretário de Governo, José Gama Neves, e os participantes tiveram a oportunidade de opinar e dar sugestões.

A diferença do novo protocolo, para o anterior, implantado na primeira fase da pandemia, com a reabertura das atividades em três fases distintas, é que o atual será implementado de forma gradual e escalonada para que todo o comércio volte aos poucos, mas que sejam todos ao mesmo tempo.

“Nesse momento de crise, em decorrência da pandemia da Covid-19, que está se estendendo pela economia, precisamos buscar unidade, caminhos e soluções para resolver as questões econômicas e, sobretudo, as sanitárias”, destacou o prefeito ao dizer ainda que torce para que, com a antecipação do toque de recolher, das 20h para as 18h, a partir de segunda (22/3) até o dia 29/3, medida que será decretada pelo governador Rui Costa, já na próxima consiga atingir a meta, para que possa implantar o protocolo de retomada da economia de maneira gradual”.

Na oportunidade, a diretora da Vigilância à Saúde da Secretaria da Saúde (Sesau), Alcione Vasconcelos, apresentou os dados sanitários sobre o cenário atual do município, no que diz respeito aos dados epidemiológicos, a ocupação de leitos, total de pacientes aguardando regulação, número de óbitos, de casos ativos, dentre outras informações.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Camaçari, Pedro Reis, falou que foi para o encontro ciente de que a situação sanitária no município é muito grave. “A entidade que represento não tem nenhuma pretensão de defender a reabertura forçada do comércio. Queremos que a coisa aconteça de forma responsável e segura para todos, como está propondo a Prefeitura de Camaçari”, salientou.

Uma nova reunião ficou marcada para a próxima semana visando avaliar o cenário epidemiológico, diante das novas medidas restritivas, para também retomar as tratativas sobre a implantação do novo Plano de Retomada das Atividades Econômicas.

Ainda participaram do encontro os secretários da Saúde, Elias Natan, do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas, e do Turismo, Cristiane Bacelar, assim como o diretor-superintendente da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), coronel Alfredo Castro, e o presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, Júnior Borges.

O comandante do 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel André Luís Cunha Campos, além de representantes da 59ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL/BA), da Câmara do Jovem Empresário de Camaçari, do Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari e Região (Sicomércio), da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC), e do movimento Camaçari Unida e Forte (CUF), também se fizeram presente na reunião.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.