Plano de Ação melhora trânsito no Município

ASCOM BOT
Publicado 19/08/2008 09:08:53

A Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) de Camaçari realizou inúmeras mudanças no tráfego da cidade. Entre as recentes modificações, está a implantação de mão inglesa em parte da avenida Rio Camaçari, instalação de lombada eletrônica na avenida Jorge Amado e colocação de redutores de velocidade na Via Parafuso.

Um detalhado diagnóstico do trânsito, realizado no início do ano pelo engenheiro Francisco Moreno, identificou 23 pontos críticos no Município. Para sanar os problemas foi criado o Plano de Ação Imediata no Trânsito (Pait), que aponta as intervenções a serem realizadas. Todas as medidas têm como objetivo acabar com os engarrafamentos nos horários de pico e aumentar a segurança dos moradores.

Um dos grandes problemas de Camaçari hoje, também experimentado por outras cidades, é o aumento do fluxo diário de veículos, que subiu de 32 para 62 mil nos últimos três anos.

CENTRO
No Pait, o centro da cidade ganhou atenção especial, com ênfase nas avenidas Radial A e B, que foram sinalizadas e disciplinadas, a fim de liberar o fluxo de automóveis. As praças da Lua e do Sol, na Radial B, tiveram o acesso de veículos ordenado, com colocação de faixa de pedestre e redutores de velocidade. Outros pontos também receberam sinalização, como os bairros da Lama Preta, Gleba E, Gleba A, Buri Satuba e muitos outros.

Segundo o diagnóstico feito por Francisco Moreno, muitos problemas existentes no Município se devem ao fato da cidade ser cortada pela linha férrea. Camaçari deve implementar, em breve, o projeto de retirada dos trilhos do Centro, o que acaba com o problema.

Segundo o Chefe de Gabinete da Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) de Camaçari, Orlando Gomes, todas as transformações no trânsito do Município são de grande importância. “Saímos da forma amadora de se fazer trânsito para se pensar com profissionalismo. Trânsito se faz com responsabilidade”.

ORLA
Dos itens diagnosticados, a maior parte já foi adequada, a exemplo das sinalizações horizontais e verticais implantadas em toda orla de Camaçari. Em Arembepe, na praça dos Coqueiros, o trânsito foi descongestionado, depois da definição de que os transportes públicos só fariam embarque e desembarque no local.

Monte Gordo e Itacimirim ganharam redutores de velocidade. Para desafogar os acessos, Jauá teve o trânsito readequado, com implantação de mão dupla e estabelecimento de limites para embarque e desembarque de passageiros e estacionamento.

Um dos pontos da orla que recebeu inúmeras intervenções foi Barra do Pojuca, que recebeu redutores de velocidade, abertura de faixa de pedestre, rotatória, colocação de tachões, além de ter as zonas de confluências disciplinadas.

Foto: Agnaldo Silva

Circulação melhora com mão inglesa na praça dos 46 -

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