Pessoas com deficiência têm prioridade

Iwwa Agência
Publicado 24/07/2013 05:07:56

Começaram nesta quarta-feira (24/07) as entrevistas dos candidatos aos residenciais da orla e da sede, imóveis do programa federal Minha Casa, Minha Vida 2.

As entrevistas domiciliares contemplam os candidatos com deficiência, identificados pela equipe da Sehab (Secretaria da Habitação) durante as inscrições, e têm o intuito de promover mais comodidade para pessoas com dificuldade de locomoção.

Nesta manhã, a artesã Ivonete Teixeira, 55 anos, teve a esperança de conquistar a casa própria renovada com a visita da assistente social e do subsecretário da Habitação, Antônio Ferreira. “Nunca perdi a fé e agora estou ainda mais confiante”, declarou.

Moradora do bairro Novo Horizonte, Ivonete Teixeira perdeu os movimentos das pernas há cerca de quatro anos e possui a movimentação limitada das mãos, devido às deformidades ocasionadas pela artrite reumatoide, que resulta ainda em um processo inflamatório crônico e fortes dores.

Beneficiária do programa Bolsa Família, por meio do qual recebe mensalmente R$ 102, Ivonete vive ainda com um salário mínimo, advindo da aposentadoria do companheiro afastado do trabalho por problemas cardíacos. Com os recursos, a artesã paga o aluguel da casa em que vive, no valor de R$ 250,00. O que sobra é dividido entre a compra de medicamentos e o sustento da família, que conta ainda com um adolescente de 15 anos. O jovem estudante é o responsável pela locomoção da artesã, que se movimenta com o auxílio de uma cadeira de rodas.

Para Ivonete, que é acompanhada periodicamente no Hospital das Clínicas, em Salvador, a casa própria é a representação de autonomia e de novos investimentos. “Teremos o nosso cantinho e com o dinheiro do aluguel poderemos economizar ou utilizar com outras necessidades”, explicou.

Após as entrevistas, os dossiês de todos os candidatos são verificados conforme os critérios estabelecidos através da Sehab e do Conselho Municipal de Habitação. Para ser aprovado, o candidato deve atender a pelo menos três das cinco condições determinadas, além de passar pela análise final da Caixa Econômica.

Os aprovados serão contemplados com os imóveis dos empreendimentos Parque Residencial das Algarobas, 1, 2 e 3, Caminho do Mar, 1, 2 e 3, além do Morada dos Canários e Morada dos Sabiás, que totalizam 3.856 unidades. Destas, 3% são destinadas à demanda de pessoas com deficiência. “A porcentagem pode ser menor ou um pouco maior do que a referida, mas todos os que apresentem deficiência serão atendidos”, afirmou o secretário da Habitação, João Bosco Quirelli.

 

Slideshow | 2 fotos

Pessoas com deficiência têm prioridade

Mais Notícias

Festival de Arembepe 2023 encerra sem registro de crimes graves

Festival de Arembepe 2023 encerra sem registro de crimes graves

Divulgada lista de candidatos para o Conselho Municipal de Cultura de Camaçari

Divulgada lista de candidatos para o Conselho Municipal de Cultura ...

Mulheres acolhidas pelo Cram participam de roda de conversa

Mulheres acolhidas pelo Cram participam de roda de conversa

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us