O comércio de Camaçari começa a se preparar para as vendas de São João. A expectativa é de que os volumes de negócios aumentem em 50 % em relação aos outros meses e 10% em relação ao mês de junho do ano passado. As estimativas são do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Camaçari (CDL), Pedro Faila.
Os segmentos que mais devem lucrar nessa época do ano, segundo Pedro Faila, são os de vestuários, calçados, comidas e bebidas. Devido a grande demanda do São João, os comerciantes já estão com os estoques renovados, afirma o dirigente da CDL.
A movimentação no comércio, normalmente, começa a crescer no início do mês, quando os trabalhadores recebem os salários. Outros fatores que contribuem para o incremento das vendas no período junino é o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos funcionários da Prefeitura e a realização do Camaforró. De acordo com Pedro Faila, depois do natal, o São João é melhor época de vendas do comércio.
O Camaforró atrai cerca de 80 mil pessoas por noite para o Município, o que contribui para movimentar a economia como um todo. Os setores de hotelaria e de transportes são beneficiados com o aumento da demanda de pessoas atraídas para maior festa de São João da Região Metropolitana.
Para Pedro Faila, a Copa do Mundo também influencia no aumento de vendas do comércio. Os jogos do Brasil aquecem as vendas da indústria de brindes, de bebidas e televisores.
São João é a segunda melhor data para o comércio -