Pausa para manutenção na Vaca Mecânica

Iwwa Agência
Publicado 11/11/2008 08:11:35

Como acontecem todos os anos, o programa Vaca Mecânica, de Camaçari, interrompe as atividades para manutenção e limpeza dos equipamentos. No entanto, devido à necessidade de uma ação mais extensa, foi preciso antecipar a paralisação, porque alguns equipamentos serão modernizados.

A fim de evitar surpresas e transtornos às entidades beneficiadas, a Secretaria de Segurança Alimentar e Benefícios Sociais (Seabes), gestora da Vaca Mecânica, enviou ofício, no dia 5 deste mês, comunicando a suspensão dos trabalhos, os motivos e a data prevista para o retorno, na segunda quinzena de fevereiro, podendo ser antecipada.

As unidades, uma instalada na sede e outra na orla, funcionam como mini indústrias, comportando um grande maquinário, a exemplo de máquinas descascadoras, cozinhadores, trituradores, pasteurizadores, embaladeiras, refrigeradores, compressores, reservatórios de água, cilindros, fornos, modeladores, entre outros.

Por conta do porte, a manutenção exige rigor e critério, a fim de garantir o bom funcionamento dos equipamentos, que trabalharam ininterruptamente de fevereiro até novembro e vão continuar trabalhando ano que vem. Os cuidados e a limpeza têm o único objetivo de garantir as boas condições e potencializar os serviços.

Os trabalhos são suspensos no final de cada ano, quando os alunos das entidades beneficiadas estão de férias, o que reduz o impacto e os prejuízos. “Todo ano nós paramos na segunda quinzena de dezembro. Agora paramos mais cedo por conta da manutenção e substituição, que exige mais tempo, de equipamentos com tecnologia superada”, afirma o coordenador do programa Vaca Mecânica, Edmundo dos Santos.

O coordenador ainda explica que a Prefeitura não tem como montar uma unidade reserva nem parar uma Vaca Mecânica e manter a outra funcionando, o que abalaria a produção e desequilibraria a distribuição, beneficiando apenas algumas entidades. Os funcionários do programa estão de férias coletivas.

PRODUÇÃO
A Vaca Mecânica de Camaçari produz, diariamente, 23 mil pães e 13 mil pacotes de leite de soja mais a multimistura – composto alimentar a base de sementes, folhas e farelos.

Os alimentos são distribuídos para 95 entidades, entre associações de bairro, creches, escolas comunitárias, organizações não-governamentais e igrejas.

O objetivo do programa não é apenas alimentar, mas nutrir bem a população carente. Por meio da Vaca Mecânica, os beneficiados têm acesso à soja, que é um grão fácil de preparar e substitui a carne, o leite e ovos no teor de vitaminas e proteínas.

Foto: Agnaldo Silva

As fábricas da sede e orla ganham novos equipamentos -

Mais Notícias

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.