Pausa para manutenção na Vaca Mecânica

Iwwa Agência
Publicado 11/11/2008 08:11:35

Como acontecem todos os anos, o programa Vaca Mecânica, de Camaçari, interrompe as atividades para manutenção e limpeza dos equipamentos. No entanto, devido à necessidade de uma ação mais extensa, foi preciso antecipar a paralisação, porque alguns equipamentos serão modernizados.

A fim de evitar surpresas e transtornos às entidades beneficiadas, a Secretaria de Segurança Alimentar e Benefícios Sociais (Seabes), gestora da Vaca Mecânica, enviou ofício, no dia 5 deste mês, comunicando a suspensão dos trabalhos, os motivos e a data prevista para o retorno, na segunda quinzena de fevereiro, podendo ser antecipada.

As unidades, uma instalada na sede e outra na orla, funcionam como mini indústrias, comportando um grande maquinário, a exemplo de máquinas descascadoras, cozinhadores, trituradores, pasteurizadores, embaladeiras, refrigeradores, compressores, reservatórios de água, cilindros, fornos, modeladores, entre outros.

Por conta do porte, a manutenção exige rigor e critério, a fim de garantir o bom funcionamento dos equipamentos, que trabalharam ininterruptamente de fevereiro até novembro e vão continuar trabalhando ano que vem. Os cuidados e a limpeza têm o único objetivo de garantir as boas condições e potencializar os serviços.

Os trabalhos são suspensos no final de cada ano, quando os alunos das entidades beneficiadas estão de férias, o que reduz o impacto e os prejuízos. “Todo ano nós paramos na segunda quinzena de dezembro. Agora paramos mais cedo por conta da manutenção e substituição, que exige mais tempo, de equipamentos com tecnologia superada”, afirma o coordenador do programa Vaca Mecânica, Edmundo dos Santos.

O coordenador ainda explica que a Prefeitura não tem como montar uma unidade reserva nem parar uma Vaca Mecânica e manter a outra funcionando, o que abalaria a produção e desequilibraria a distribuição, beneficiando apenas algumas entidades. Os funcionários do programa estão de férias coletivas.

PRODUÇÃO
A Vaca Mecânica de Camaçari produz, diariamente, 23 mil pães e 13 mil pacotes de leite de soja mais a multimistura – composto alimentar a base de sementes, folhas e farelos.

Os alimentos são distribuídos para 95 entidades, entre associações de bairro, creches, escolas comunitárias, organizações não-governamentais e igrejas.

O objetivo do programa não é apenas alimentar, mas nutrir bem a população carente. Por meio da Vaca Mecânica, os beneficiados têm acesso à soja, que é um grão fácil de preparar e substitui a carne, o leite e ovos no teor de vitaminas e proteínas.

Foto: Agnaldo Silva

As fábricas da sede e orla ganham novos equipamentos -

Mais Notícias

Inscrições de candidatos para o Conselho de Cultura encerram nesta terça (28)

Inscrições de candidatos para o Conselho de Cultura encerram nesta ...

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza Fórum de Eleição nesta terça (28)

Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza Fórum de Eleição nesta ...

Vacina contra Influenza é aberta para todos os públicos em Camaçari

Vacina contra Influenza é aberta para todos os públicos em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us