PAs de Camaçari atendem exigências do Ministério

Iwwa Agência
Publicado 18/08/2008 10:08:41

Os cinco Pronto Atendimento (PAs) de Camaçari cumprem de maneira satisfatória todas as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Os PAs contam com equipe médica e todos os aparelhos necessários para atender os casos de urgência e emergência.

De acordo com a Portaria nº 2048, do governo federal, todo Pronto Atendimento deve ser equipado com eletrocardiografia, aparelhos de cardio urgência, de oxigênio, material para punção venosa, curativos, medicamentos de urgência, como adrenalina e corticóides, aparelhos instrumentais e ter, no mínimo, seis leitos.

É preciso também que os PAs tenham uma equipe capaz de atender a demanda da região com pelo menos dois médicos, um enfermeiro, técnico de enfermagem, socorrista, auxiliar de higienização, auxiliar administrativo e vigilantes.

Além de cumprir todas as exigências do Ministério da Saúde, os Pronto Atendimento do Município contam, desde 2007, com o serviço de telemedicina. Eficaz, rápido e desburocratizado, o serviço acelera a assistência, ajuda a reduzir as transferências e os internamentos no Hospital Geral de Camaçari (HGC).

Com uma moderna estrutura para emergências médicas, cada PA, classificado como média e alta complexidade, é hoje responsável por cerca de 150 atendimentos diários, estando acima do exigido pelo governo federal. A capacidade prevista, de forma satisfatória, deve ser de 100 pacientes por dia.

Na sede do Município, são dois PAs, um em Nova Aliança e outro na Gleba B, enquanto na orla existem mais três, em Vila de Abrantes, Monte Gordo e Arembepe. Todos os Pronto Atendimento funcionam 24 horas.

Foto: Marina Silva

Cada unidade é responsável por cerca de 150 atendimentos -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.