A participação efetiva da comunidade de Camaçari foi destaque na 3ª Conferência Territorial da Pessoa com Deficiência. Aproximadamente 200 inscritos acompanharam o segundo e último dia do evento, realizado nesta quinta-feira (14/06), na Cidade do Saber.
De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, o evento superou as expectativas. “A participação das pessoas demonstra a importância de construção e validação das propostas que serão sugeridas neste espaço”, avaliou.
Os trabalhos foram abertos com a palestra Um olhar através da convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios, ministrada pela presidente da Abadef (Associação Baiana de Deficientes Físicos), Luiza Câmera. “Esperamos que as nossas vozes e ações ecoem no poder público, para que possam ser desenvolvidos programas que contribuam para a conquista e respeito dos nossos direitos”, refletiu.
Esta é a segunda vez que o Município sedia o evento, sendo o primeiro no ano de 2008. A iniciativa foi motivo de reconhecimento por parte do vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Evangel Vale, que parabenizou a Prefeitura de Camaçari pela parceria.
Para o presidente da UDEC (União dos Deficientes de Camaçari), Jailson Ferreira, a realização da 3ª Conferência em Camaçari, abre espaço para novos debates e, consequentemente, para o alcance de novas conquistas para pessoas deste segmento da população.
O evento prosseguiu com a reunião dos representantes dos municípios de Camaçari, Lauro de Freitas, Itaparica, Vera Cruz, Madre de Deus, Simões Filho, Salvador, Candeias, Mata de São João e Salina das Margaridas, que compõem o território da Região Metropolitana.
Na ocasião, foram discutidos temas acerca de eixos específicos, como Educação, Esporte, Trabalho e Reabilitação Profissional; Acessibilidade, Comunicação, Transporte Moradia; Saúde, Prevenção, Reabilitação, Órteses e Próteses; e Segurança, Acesso à Justiça, Padrão de Vida e Proteção Social Adequados.
O encerramento aconteceu com a plenária final, quando são eleitos os 58 delegados e escolhidas as propostas que serão levadas para a edição estadual e nacional do evento, que acontecem nos meses de agosto e dezembro, em Salvador e Brasília respectivamente.
Participaram do encontro, representantes da UDEC (União dos Deficientes de Camaçari), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Camaçari), ADVC (Associação dos Deficientes Visuais de Camaçari), Associação Pestalozzi de Camaçari, Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Camaçari, dentre outras entidades, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Elton Pires e a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Zenira Rebouças.

Secretária Jailce Andrade durante a conferência -