Participação supera expectativas

Iwwa Agência
Publicado 14/06/2012 05:06:04

A participação efetiva da comunidade de Camaçari foi destaque na 3ª Conferência Territorial da Pessoa com Deficiência. Aproximadamente 200 inscritos acompanharam o segundo e último dia do evento, realizado nesta quinta-feira (14/06), na Cidade do Saber.

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, o evento superou as expectativas. “A participação das pessoas demonstra a importância de construção e validação das propostas que serão sugeridas neste espaço”, avaliou.

Os trabalhos foram abertos com a palestra Um olhar através da convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios, ministrada pela presidente da Abadef (Associação Baiana de Deficientes Físicos), Luiza Câmera. “Esperamos que as nossas vozes e ações ecoem no poder público, para que possam ser desenvolvidos programas que contribuam para a conquista e respeito dos nossos direitos”, refletiu.

Esta é a segunda vez que o Município sedia o evento, sendo o primeiro no ano de 2008. A iniciativa foi motivo de reconhecimento por parte do vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Evangel Vale, que parabenizou a Prefeitura de Camaçari pela parceria.

Para o presidente da UDEC (União dos Deficientes de Camaçari), Jailson Ferreira, a realização da 3ª Conferência em Camaçari, abre espaço para novos debates e, consequentemente, para o alcance de novas conquistas para pessoas deste segmento da população.

O evento prosseguiu com a reunião dos representantes dos municípios de Camaçari, Lauro de Freitas, Itaparica, Vera Cruz, Madre de Deus, Simões Filho, Salvador, Candeias, Mata de São João e Salina das Margaridas, que compõem o território da Região Metropolitana.

Na ocasião, foram discutidos temas acerca de eixos específicos, como Educação, Esporte, Trabalho e Reabilitação Profissional; Acessibilidade, Comunicação, Transporte Moradia; Saúde, Prevenção, Reabilitação, Órteses e Próteses; e Segurança, Acesso à Justiça, Padrão de Vida e Proteção Social Adequados. 

O encerramento aconteceu com a plenária final, quando são eleitos os 58 delegados e escolhidas as propostas que serão levadas para a edição estadual e nacional do evento, que acontecem nos meses de agosto e dezembro, em Salvador e Brasília respectivamente.

Participaram do encontro, representantes da UDEC (União dos Deficientes de Camaçari), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Camaçari), ADVC (Associação dos Deficientes Visuais de Camaçari), Associação Pestalozzi de Camaçari, Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Camaçari, dentre outras entidades, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Elton Pires e a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Zenira Rebouças.

Foto: Agnaldo Silva

Secretária Jailce Andrade durante a conferência -

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.