Participação popular marca desfile cívico

Iwwa Agência
Publicado 07/09/2011 04:09:30

Milhares de pessoas prestigiaram o desfile cívico em comemoração aos 189 anos de Independência do Brasil, em Camaçari. O evento, realizado na manhã desta quarta-feira (07/09), teve início com a apresentação dos soldados do Tiro de Guerra.

Com o tema central Cuidando das crianças para salvar o planeta e com o subtema Ano internacional das florestas, mais de mil alunos de 12 escolas das redes pública e particular encantaram o público com apresentações criativas.

Às 9h, ao som do Hino Nacional, executado pela Filarmônica 28 de Setembro, o prefeito Luiz Caetano, o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Camaçari, tenente-coronel Demósthenes Pereira, e o secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, hastearam as bandeiras do Brasil, da Bahia e do Município, respectivamente.

Na oportunidade, o prefeito elogiou a estrutura do desfile e parabenizou a população pela festa ao declarar que cabe ao poder público “contribuir para que a festa fique ainda mais bonita”.

Para Valquíria Lins, 35 anos, o desfile estimula o civismo nas crianças. “Este é o segundo ano que acompanho as comemorações do 7 de Setembro”, revelou a dona de casa, que aguardava a apresentação da filha Larissa, de 12 anos, estudante da Escola Municipal Parque Verde.

O desfile abordou questões voltadas à preservação do meio ambiente, cuidados com a fauna e a flora e uso responsável dos recursos naturais, sobretudo, da Floresta Amazônica.

Fantasiados de árvores, peixes, macacos, sapos e botos ou utilizando trajes e instrumentos musicais confeccionados com material reaproveitável, crianças e jovens realizaram um show a parte no evento. Eles levaram mensagens de reflexão sobre sustentabilidade e reciclagem, além de alertar para os perigos do aquecimento global e da poluição.

Os direitos dos animais também foram lembrados com faixas que pediam o término da caça, da pesca predatória e do tráfico.

No trajeto, a Bamuca (Banda Municipal de Camaçari), Fanesp (Fanfarra Estudantil de Parafuso) e fanfarras escolares animaram o público.

Para proporcionar mais conforto e segurança à população, a Prefeitura montou uma arquibancada coberta, com capacidade para 500 pessoas sentadas, e um gradil.

Além das instituições de ensino, servidores da Seduc (Secretaria da Educação), Defesa Civil, Bombeiros Civis Voluntários, grupos evangélicos e famílias também se apresentaram com mensagens em prol da paz.

O desfile foi encerrado com uma homenagem dos deficientes físicos da UDEC (União dos Deficientes de Camaçari), que agradeceram ao prefeito pela doação de 14 cadeiras de roda motorizadas.

Também participaram das comemorações os secretários municipais da Administração, Ademar Delgado, de Relações institucionais, Ademar Lopes, do Governo, Francisco Franco, do Esporte e Lazer, Vital Sampaio, de Relações Internacionais, Raimundo Blumetti, do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira, e da Mulher, Aurenita Castillo, além do superintendente do Trânsito e Transporte do Município, Anderson Santos, e a diretora-presidente da Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari), Lezineide Andrade.

Ainda compareceram o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé de Elísio (PTdoB), os vereadores Margarida Galvão (PT), Paulinho do Som (PT), Marcelino Filho (PT), Bispo Jair (PRB), Alfredo Andrade (PSB), João Araújo (PT), Téo Ribeiro (PT) e Dilson Magalhães (PSC), mais os deputados estaduais Luiza Maia (PT) e Bira Coroa (PT), lideranças comunitárias, políticas e religiosas.

Os festejos do 7 de Setembro finalizam com o desfile cívico da localidade de Parafuso, nesta tarde, onde se apresentam escolas, associações e fanfarras.

Slideshow | 5 fotos

Participação popular marca desfile cívico

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.