A campanha “Não dê asas ao mosquito Aedes” de combate ao transmissor da dengue, Zika Vírus e Chikungunya, chegou ao bairro Parque Florestal na última sexta-feira (03). Ao todo, foram mobilizados no mutirão de limpeza cerca de 70 pessoas, que percorreram os quase 1.483 imóveis do local. O próximo bairro a receber a ação será Burissatuba, nos dias 9 e 10/03 (quinta e sexta-feira).
Durante o mutirão foram realizadas visitas domiciliares com inspeção, eliminação de focos e retiradas de possíveis criadouros dos materiais inservíveis, coleta destes materiais nas vias públicas, além de veiculação de mensagens educativas, panfletagem e afixação de cartazes orientando como combater o mosquito.
Realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), a ação intersetorial envolve, além de vários setores da pasta, a empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), a Defesa Cívil, as secretarias da Educação e do Governo, além de lideranças locais, igrejas, e o Comitê Gestor Intersetorial de Mobilização e Controle do Aedes Aegypti para Prevenção da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
A diretora do Departamento de Vigilância a Saúde (DEVISA), Fátima Guirra, alerta para a importância da atividade. “Camaçari já conseguiu sair da zona crítica do mosquito, mas não podemos perder o foco no combate, afinal, entre os meses de janeiro e fevereiro foram notificados 113 casos suspeitos de arboviroses no Município. Destes, 45 de Zika Vírus, 33 de Chikungunya e 36 de Dengue. Todos os casos foram apenas suspeitos, ou seja, nenhum soropositivo foi confirmado”, alerta.
BALANÇO
O primeiro mutirão da campanha “Não dê asas ao mosquito Aedes” aconteceu no dia 17/02, no bairro do Cristo Redentor. Segundo o balanço da Sesau, no local foram afixados 300 cartazes. 100 estabelecimentos abordados, 405 imóveis visitados e trabalhados, 90 imóveis tratados, e 490 focos do mosquito foram eliminados.
De acordo com Fátima Guirra, a parte preocupante foi que 349 imóveis estavam fechados e não foram trabalhados. “Por isso, pretendemos retornar ao bairro Cristo Redentor para visitar especificamente essas residências. Mas, é importante que os moradores, que não receberam a visita, façam a análise dos possíveis focos do mosquito e eliminem o mais rápido possível”, destaca
CALENDÁRIO
17 de março – Alto do Triângulo
24 de março – Ponto Certo
30 e 31 de março – Nova Aliança – Phoc I
06 e 07 de abril – Jardim Panorama – Gleba A
27 e 28 de abril – FICAM
05 de maio – Parque Satélite
12 de maio – Verde Horizonte
19 de maio – Morro dos Noivos