Parcerias fortalecem a a educação

Iwwa Agência
Publicado 12/08/2010 05:08:33

Duas importantes parcerias foram firmadas com o intuito de incentivar a leitura e combater o trabalho infantil em Camaçari.

Na manhã de quinta-feira (12/08), o prefeito Luiz Caetano renovou o convênio do programa A Tarde Educação e firmou parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para conscientizar professores e alunos sobre a importância da luta contra o trabalho infantil.

Na ocasião, o prefeito disse que o programa A Tarde Educação “é uma idéia fantástica, pois coloca o jornal dentro da escola, oferecendo uma oportunidade única de leitura para os alunos”. O encontro aconteceu no auditório 4 da Cidade do Saber.

Caetano ainda salientou que iniciativa como esta é sempre bem-vinda, já que o intuito da Prefeitura é oferecer opções para incentivar ainda mais os estudantes.

Para o diretor-geral do Grupo A Tarde, Edivaldo Boaventura, o programa além de incentivar a leitura nas escolas, ajuda a formar a consciência crítica dos jovens.

Ele ainda acrescentou que a parceria com a Prefeitura de Camaçari é bastante exitosa, pois possui uma gestão moderna e ativa.

O secretário da Educação de Camaçari, Luiz Valter Lima, comentou a satisfação em poder renovar o convênio do A Tarde Educação e que, atualmente, a iniciativa está presente em todas os colégios do Município. Na ocasião, o secretário falou também sobre o avanço de Camaçari no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e a aprovação de centenas de aluno durante a 1ª etapa das Olimpíadas de Matemática.

O A Tarde Educação é o principal programa de responsabilidade social do Grupo A Tarde, que capacita professores para a utilização do jornal como ferramenta didática.

No Brasil, são 62 programas com este proporcionados por empresas que fazem parte da Associação Nacional de Jornal (ANJ).

Na ocasião, houve palestra com a coordenadora nacional do Programa Jornal e Educação, Cristiane Parente, com o tema Da Leitura À Cidadania.

 TRABALHO INFANTIL

Na manhã de quinta-feira (12/08), foi realizado também o lançamento simbólico do Ministério Público do Trabalho nas Escolas, programa do Ministério Público do Trabalho (MPT) que tem o objetivo de sensibilizar professores, comunidades e alunos no combate ao trabalho infantil.

O MPT busca parcerias com as prefeituras para implantar o projeto nas escolas municipais.

Em Camaçari, o MPT e a Prefeitura produziram duas cartilhas informativas sobre o tema, uma para professores e outra para alunos.

A iniciativa é realizada no Município desde março deste ano, momento em que aconteceu a formação dos coordenadores municipais do programa.

Em seguida, houve a capacitação dos professores e coordenadores pedagógicos.

Até outubro, acontece a formação dos alunos. Até o momento, são 20 professores capacitados e dois mil alunos de 10 escolas envolvidos.

A procuradora do MPT, Sandra Faustino, parabenizou o Município por aderir ao programa e pela construção da Cidade do Saber, importante equipamento de inclusão social.

Ela ainda acrescentou que o ambiente escolar foi escolhido para divulgar a luta contra o trabalho infantil, devido ao público alvo da campanha.    

O lançamento dos programas contou com as presenças da procuradora do MPT, Adriana Campelo, da coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Monsanto, Christiane Bracco, dos secretários do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade e das Relações Institucionais, Ademar Lopes, diretores, professores e alunos das escolas municipais.

Slideshow | 3 fotos

Parcerias fortalecem a a educação

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.