As coordenadorias Central da Gestão e Tecnologia da Informação (CCTGI) e Municipal da Juventude de Camaçari (Conjuv) vão oferecer, a partir de julho, curso de informática para jovens do Município.
Ministrado por uma das empresas mais importantes do mundo no ramo, a norte-americana IBM, a capacitação será gratuita e tem a finalidade de qualificar cerca de 200 jovens de Camaçari para o mercado de trabalho.
A iniciativa, que será executada por meio do Programa Municipal de Capacitação da Juventude em Tecnologia da Informação, em parceria com o projeto Oficina do Futuro, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Eldorado, de São Paulo, visa atender estudantes do ensino médio da rede pública municipal, com faixa etária entre 16 e 24 anos.
De acordo com o coordenador da CCTGI, Bruno Moura, a capacitação acontece em duas etapas. Na primeira, com carga horária de 30 horas, os jovens aprenderão noções básicas de informática. Os alunos também serão avaliados, levando em consideração a aptidão para o aprendizado de informática.
Os que passarem para a segunda fase terão um treinamento mais avançado, voltado para sistemas operacionais, plataforma de mainframe (computadores de grade porte) e implantação de rede.
Um laboratório com 20 computadores será montado no prédio do antigo IFBA para a realização das aulas, que serão ministradas à distância e oferecidas pela IBM. A seleção dos alunos, bem como o acompanhamento do andamento do curso ficará sob responsabilidade do Conjuv.
Em breve, outras parcerias serão firmadas e experiências bem sucedidas em outras cidades do país serão implantadas, a exemplo do Cisco Networking Academy, criado pela empresa Cisco com a finalidade de formar profissionais no segmento de Tecnologia de Redes de Computadores.

Curso de TI é preparatório para o mercado de trabalho -