Parceria garante novos projetos para Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 29/07/2009 04:07:12

Camaçari lança no início de setembro, o Território da Paz, projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

A notícia foi dada pela secretária de Desenvolvimento Social (Sedes) e executiva do Gabinete de Gestão Integrada no Município (GGIM), Jailce Andrade, na manhã desta quarta-feira (29/07), durante o lançamento do projeto, em Salvador, no bairro Tancredo Neves.

Na ocasião, o prefeito Luiz Caetano assinou um convênio com o governo federal, representado pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, para a implantação do programa Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência. O trabalho será desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

Camaçari é um dos cinco primeiros a ingressar no Pronasci, junto com Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Feira de Santana.

Também participaram da solenidade, os secretários de Governo, Francisco Franco, de Educação, Valter Lima, e da Promoção da Mulher e da Reparação, Aurenita Castillo, os coordenadores do Pronasci no Município, jovens e mulheres beneficiados pelos projetos Mulheres da Paz e Protejo (Proteção de Jovens em territórios Vulneráveis).

Para o governador Jaques Wagner, não há segurança pública sem o envolvimento da comunidade e o fortalecimento da família. E acrescenta, “não estamos aqui para impor uma forma de segurança, mas para propor um trabalho integrado, entre o poder público e a sociedade”, conclui.

Segundo a secretária Jailce Andrade, a realidade dos bairros Phoc 1,2 e 3, onde o Pronasci atua, já mudou. A comunidade incorporou a cultura da paz e tem noção da importância de trabalhar a criança e a família, como ferramenta fundamental no combate a violência e às drogas.

O secretário de Governo, Francisco Franco, reafirma o compromisso em garantir uma integração entre o poder público e os agentes de segurança do Município. De acordo com o secretário, o Pronasci no Município está bem estruturado com ações preventivas na área de educação, esporte e lazer, e de segurança. “Com a integração entre os projetos e a parceria com a população, com certeza Camaçari será um Território de Paz”, conclui.

Atualmente em Camaçari, o Pronasci atua através de quatro projetos, o Mulheres da Paz, que aposta no papel de liderança das mulheres em comunidades carentes, o Protejo, que beneficia 100 jovens através de oficinas de arte-educação e cursos semiprofissionalizantes, além de bolsas no valor de R$ 100,00.

Outro projeto é o Programa de Esporte e Lazer na Cidade (Pelc), que utiliza atividades esportivas como objeto de apoio na construção do caráter de crianças e adolescentes.

O Município se destaca ainda com a implantação de um moderno sistema de monitoramento, com 40 câmeras espalhadas pelos principais pontos da cidade. Apesar de a segurança pública ser de responsabilidade do governo do Estado, é uma prioridade para Camaçari, que mantem uma ação integrada entre as esferas estadual e federal.

Para Delza Vargas, voluntária no trabalho junto à comunidade do Phoc há dois anos pelo Pronasci, “graças aos projetos implantados através do programa, o Município tende a apresentar cada vez mais avanços no combate a criminalidade e na redução dos índices de violência”. E acrescenta, “fico feliz em fazer parte do programa e ser ponte entre a população e quem pode ajudá-los”, diz.

Slideshow | 3 fotos

Parceria garante novos projetos para Camaçari

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.