Parceria garante novos projetos para Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 29/07/2009 04:07:12

Camaçari lança no início de setembro, o Território da Paz, projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

A notícia foi dada pela secretária de Desenvolvimento Social (Sedes) e executiva do Gabinete de Gestão Integrada no Município (GGIM), Jailce Andrade, na manhã desta quarta-feira (29/07), durante o lançamento do projeto, em Salvador, no bairro Tancredo Neves.

Na ocasião, o prefeito Luiz Caetano assinou um convênio com o governo federal, representado pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, para a implantação do programa Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência. O trabalho será desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

Camaçari é um dos cinco primeiros a ingressar no Pronasci, junto com Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Feira de Santana.

Também participaram da solenidade, os secretários de Governo, Francisco Franco, de Educação, Valter Lima, e da Promoção da Mulher e da Reparação, Aurenita Castillo, os coordenadores do Pronasci no Município, jovens e mulheres beneficiados pelos projetos Mulheres da Paz e Protejo (Proteção de Jovens em territórios Vulneráveis).

Para o governador Jaques Wagner, não há segurança pública sem o envolvimento da comunidade e o fortalecimento da família. E acrescenta, “não estamos aqui para impor uma forma de segurança, mas para propor um trabalho integrado, entre o poder público e a sociedade”, conclui.

Segundo a secretária Jailce Andrade, a realidade dos bairros Phoc 1,2 e 3, onde o Pronasci atua, já mudou. A comunidade incorporou a cultura da paz e tem noção da importância de trabalhar a criança e a família, como ferramenta fundamental no combate a violência e às drogas.

O secretário de Governo, Francisco Franco, reafirma o compromisso em garantir uma integração entre o poder público e os agentes de segurança do Município. De acordo com o secretário, o Pronasci no Município está bem estruturado com ações preventivas na área de educação, esporte e lazer, e de segurança. “Com a integração entre os projetos e a parceria com a população, com certeza Camaçari será um Território de Paz”, conclui.

Atualmente em Camaçari, o Pronasci atua através de quatro projetos, o Mulheres da Paz, que aposta no papel de liderança das mulheres em comunidades carentes, o Protejo, que beneficia 100 jovens através de oficinas de arte-educação e cursos semiprofissionalizantes, além de bolsas no valor de R$ 100,00.

Outro projeto é o Programa de Esporte e Lazer na Cidade (Pelc), que utiliza atividades esportivas como objeto de apoio na construção do caráter de crianças e adolescentes.

O Município se destaca ainda com a implantação de um moderno sistema de monitoramento, com 40 câmeras espalhadas pelos principais pontos da cidade. Apesar de a segurança pública ser de responsabilidade do governo do Estado, é uma prioridade para Camaçari, que mantem uma ação integrada entre as esferas estadual e federal.

Para Delza Vargas, voluntária no trabalho junto à comunidade do Phoc há dois anos pelo Pronasci, “graças aos projetos implantados através do programa, o Município tende a apresentar cada vez mais avanços no combate a criminalidade e na redução dos índices de violência”. E acrescenta, “fico feliz em fazer parte do programa e ser ponte entre a população e quem pode ajudá-los”, diz.

Slideshow | 3 fotos

Parceria garante novos projetos para Camaçari

Mais Notícias

Seduc realiza encontro com famílias de estudantes atendidos com cuidadores

Seduc realiza encontro com famílias de estudantes atendidos com cui...

Seduc inicia oferta de Oficina de Libras nas escolas municipais onde há alunos surdos

Seduc inicia oferta de Oficina de Libras nas escolas municipais ond...

Operação Semáforo da STT é aprovada pela população  

Operação Semáforo da STT é aprovada pela população  

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.